Geral
Atualizado em 28/01/2020 às 15:57
Dengue: região tem pelo menos cinco casos suspeitos
Boa Vista das Missões, Frederico Westphalen, Derrubadas e Três Passos têm casos em investigação
Com altos índices de infestação do mosquito em todos os municípios da região e com pelo menos quatro casos de Dengue sob investigação na região de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional da Saúde (19ª CRS), outro em Boa Vista das Missões de abrangência da 15ª CRS, uma conversa publica com gestores municipais e prestadores de serviço em saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da 19ª CRS com o Ministério Público, ocorreu na tarde desta terça-feira, 28.
O promotor João Pedro Togni, salientou que a finalidade da audiência é verificar como vem sendo aplicado pelos municípios o plano de contingencia contra o mosquito Aedes aegypti, ações previstas e dificuldades enfrentadas.
De acordo com o médico veterinário da coordenadoria, Mauro Dornelles, o Ministério da Saúde (MS) solicitou a antecipação do Levantamento de Índices do Aedes aegypti (Liraa) para os municípios e mesmo sem ter todos os dados compilados já se pode perceber índices alarmantes. “Os municípios de Bom Progresso, Frederico Westphalen, Novo Tiradentes, Planalto, Rodeio Bonito, Tenente Portela e Três Passos estão com índices considerados de alto risco para uma possibilidade de epidemia, por isso é preciso agir urgentemente. São municípios que precisam fazer ações de combate a proliferação do Aedes aegypti”, salientou.
Para complementar, o coordenador de campo do setor de Vigilância Ambiental da 19ª CRS, João Roberto Dorneles, comentou que nos municípios maiores um outro problema pode estar dificultando a cobertura e a efetividade das ações, a falta de agentes, muitos não possuem nem a metade do que é preconizado pelo Plano Nacional de Combate à Dengue que prevê 1 agente para cada 800 imóveis.
Casos suspeitos
Depois do anúncio de um caso suspeito da doença em Boa Vista das Missões, ainda não confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A coordenadora do setor de epidemiologia da 19º CRS, Jeanine Antoniollo Vargas, indicou que há quatro casos, também sob investigação na região. “São dois casos enviados para analise, de Frederico Westphalen, um de Derrubadas e outro de Três Passos. Não tem como a gente não estar alerta, com o alto índice de infestação e casos suspeitos a probabilidade de um surto da doença é grande”, disse.
Resultado da audiência
Os municípios terão prazo de 48 horas para encaminhar ao MP o plano de contingência atualizado, informando número de agentes de endemias atuantes no município; providências a serem tomadas com relação a deficiência de pessoal; providências para o cumprimento do índice mínimo de 80% das residências visitadas em cada ciclo para 2020; cumprimento das metas pactuadas.
Já a 19ª CRS terá o prazo de cinco dias para encaminhar os índices do Liraa dos municípios que estão com o resultado pendente no sistema (Alpestre, Erval Seco, Iraí, Liberato Salzano, Pinheirinho do Vale, Seberi e Vicente Dutra).
A promotoria ainda irá encaminha copias do oficio para as comarcas de abrangência dos 26 municípios atendidos pela coordenadoria.