Saúde
Publicado em 08/02/2024 às 10:49
Derrubadas vai ofertar tratamentos de acupuntura
Agendamentos serão feitos após indicação médica
A administração municipal de Derrubadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta semana a inclusão do tratamento de acupuntura no rol de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), representando um avanço importante para a saúde local.
O município aderiu ao programa do governo federal que incentiva a implementação da Práticas Integrativas e Complementares no SUS, destinando recursos para a execução de práticas inovadoras na Atenção Básica. Esta adesão possibilita a oferta de serviços como o tratamento de acupuntura.
O médico Alex Fumagalli, especialista em acupuntura e responsável pela implementação do tratamento no posto de saúde de Derrubadas, e destaca que a inclusão da acupuntura no SUS terá impactos positivos na saúde pública. "A terapia pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com condições crônicas, muitas vezes reduzindo a necessidade de medicamentos ou intervenções invasivas", disse.
O Secretário de Saúde do Município, Cristiano Carvalho, esclarece que o acesso à acupuntura pelo SUS ocorrerá mediante indicação médica. Após avaliação e identificação da necessidade de cada paciente, o tratamento será agendado conforme um cronograma previamente estabelecido pela equipe de saúde.
A acupuntura
A acupuntura, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma prática terapêutica eficaz, envolve a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para regular funções orgânicas, proporcionando diversos benefícios. Entre as condições tratáveis estão dor facial, dor de cabeça, dores articulares, controle do estresse e ansiedade, conforme a Medicina Tradicional Chinesa.
Para assegurar a eficácia e a segurança do tratamento, a acupuntura será realizada exclusivamente por médicos especialistas com título concedido pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, reconhecido pela Associação Médica Brasileira. Esta abordagem respeita os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.
*Com informações Ascom/Derrubadas