Arquivo
Atualizado em 05/09/2016 às 20:16
Detran inicia o processo de filmagem de aulas práticas de direção no RS
Desde o último dia, 1º de setembro, aulas práticas de direção começaram a ser filmadas em 29 municípios da Região Metropolitana e Vale dos Sinos.
O calendário de implantação, que inclui também o registro eletrônico das aulas, será gradual no Estado, para permitir ajustes técnicos. A filmagem das provas práticas está prevista para iniciar em 1º de novembro.
Junto com Alvorada, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas e Viamão serão os primeiros a utilizar o sistema.
Os carros usados em provas técnicas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão câmeras para registrar os alunos e os funcionários que avaliam os futuros motoristas.
Além disso, o órgão vai determinar que todos os veículos tenham um sistema de telemetria para comparar o resultado do teste com o que realmente aconteceu na hora da prova, evitando fraudes.
O sistema de filmagem de aulas práticas e exames práticos de direção veicular será composto pelos seguintes equipamentos:
I. 1 (um) dispositivo móvel (tablet);
II. 1 (um) suporte veicular para tablet;
III. 1 (um) leitor biométrico;
IV. no mínimo, 4 (quatro) câmeras de vídeo, dispostas da seguinte forma:
a) 1 (uma) câmera interna, na parte superior frontal do veículo, com foco no candidato e instrutor/examinador de trânsito.
b) 1 (uma) câmera interna, com foco nos pedais do instrutor/examinador de trânsito.
c) 1 (uma) câmera, na parte superior frontal do veículo, com foco no trajeto.
d) 1 (uma) câmera externa, no retrovisor direito, com foco na lateral do veículo, permitindo a visualização do meio-fio.
Com a telemetria, por exemplo, vai ser possível saber se o aluno trocou de marcha de forma errada ou se pisou na embreagem em vez de acionar o freio, erros que tiram ponto durante a execução do teste e podem custar a habilitação de um futuro motorista.
Fonte: Detran/RS
Crédito/foto - Jessé Giotti/Agencia RBS
Giancarlo Barros - Depto. Jornalismo