Saúde
Publicado em 25/01/2021 às 18:08
Distanciamento Controlado: região segue em bandeira vermelha
Estado mantém mapa definitivo com 17 bandeiras vermelhas na 38ª rodada
![](/media/noticias/8383501978917881984/mapa.jpg)
Com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus a região e a maior parte do Rio Grande do Sul seguem em bandeira vermelha na 38ª rodada do Distânciamento Controlado. O Gabinete de Crise indeferiu, na manhã desta segunda-feira, 25, os três pedidos de reconsideração à classificação preliminar.
Mesmo com o início da vacinação no Rio Grande do Sul, o governo considera importante o alerta para que toda a população siga mantendo os cuidados, com higienização constante, uso de máscara e evitar aglomerações, para conter a propagação do vírus até que parcela significativa de pessoas esteja imunizada.
Das 21 regiões Covid, 18 estão em cogestão e podem adotar protocolos próprios, elaborados pelas respectivas associações regionais. As 14 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema compartilhado podem adotar protocolos compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Guaíba, Santa Maria e Uruguaiana, que não estão na cogestão, devem seguir os protocolos determinados pelo Estado de bandeira vermelha.
As regiões de Pelotas, Caxias do Sul, Bagé, Cachoeira do Sul, classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão, podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais.