Segurança
Publicado em 05/03/2020 às 12:11
Documentos que podem comprovar crimes cometidos por advogado em Passo Fundo são apreendidos em SC
As possíveis provas foram encontradas em ação da Operação Confiança
Novos documentos que podem comprovar crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados em Passo Fundo foram apreendidos pela Polícia Civil na cidade e nos municípios catarinenses de Florianópolis e Itapema durante a Operação Confiança. Deflagrada nesta terça-feira, 3, pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da cidade.
A ação tem como principal investigado um advogado que representa ex-acionistas da Companhia Riograndense de Telecomunicação em demandas ajuizadas contra a CRT – empresa que foi sucedida pela Brasil Telecom S/A.
Algumas ações foram ajuizadas na Comarca de Passo Fundo e Porto Alegre e a execução dos créditos dos ex-acionistas começou em 2005. Em um número expressivo de ações, o advogado formalizou acordos judiciais que chamaram atenção por diversos motivos: renúncia de até 90% do crédito postulado na execução da sentença, acordos formalizados por valores inferiores ao montante homologado e texto padrão das minutas semelhante aos acordos firmados num caso investigado há alguns anos em Passo Fundo.
Em alguns casos, o advogado reconheceu ter prejudicado os clientes e se comprometeu a liquidar os débitos de forma parcelada. Entretanto, os pagamentos não ocorreram, e hoje a dívida ultrapassa os R$ 2.500.000,00 – somente com os clientes onde houve acordo reconhecendo a apropriação dos valores. Estima-se que o advogado tenha se apropriado de mais de R$ 4 milhões. Ele fugiu depois que começaram as cobranças e ocultou seu patrimônio com terceiros.
*Informações PC/RS