Segurança
Atualizado em 05/02/2024 às 14:10
Duas pessoas morreram vitimas de afogamento na região neste fim de semana
Um deles foi registrado em Crissiumal e outro em Rodeio Bonito
No sábado, 3, duas pessoas morreram na região vítimas de afogamento, Guilherme Breunig e Fabrício da Silva, ambos foram registrados durante a tarde, uma delas no Rio Lajeado Grande na localidade de Lajeado Guabirova, na divisa entre Crissiumal e Tiradentes do Sul e outro no Rio da Várzea na localidade de Linha Bonita, interior de Rodeio Bonito.
A ocorrência em Crissiumal foi registrada cerca de 200 a 300m abaixo da barragem da Hidrelétrica da Creluz e vitimou Guilherme Breunig, mecânico de 19 anos, morador de Crissiumal. Ele desapareceu nas águas do rio Lajeado Grande enquanto se banhava com os amigos.
As equipes de mergulhadores dos bombeiros fizeram buscas no local, mas não haviam encontrado o coro da vítima devido a profundidade e difícil acesso. Na manhã desta segunda-feira, 5, o corpo boiou nas águas do rio, no poço nas proximidades da Hidrelétrica, cerca de 300 metros abaixo da usina. O corpo de bombeiros de Três Passos está em deslocamento para fazer a retirada do mesmo e posterior encaminhamento para necropsia.
Já o corpo de Fabrício da Silva, 30 anos, vitima de afogamento em Rodeio Bonito, foi encontrado ainda no domingo, 4, próximo do local onde ocorreu o incidente. O fato foi registrado e está sendo apurando pela Polícia Civil, também foi acionada a perícia e estão sendo realizadas as diligências necessárias para a elucidação do fato.
Quase 40 casos no Estado
Desde o início da Operação Verão Total, em 16 dezembro de 2023, foram registrados 39 casos de afogamentos em água doce no Estado. Todos os casos ocorreram em áreas que não tinham a presença de guarda-vidas.
Orientações aos banhistas
Além de rios, outros locais que também reservam seus perigos são os populares lagos e cachoeiras. Apesar da tranquilidade que transmitem, os banhistas devem conhecer o local de banho e assegurar que o local é seguro.
Também é essencial que os usuários respeitem sinalizações, especialmente quando indicam locais proibidos. A seguir, confira alguns cuidados básicos e fundamentais para evitar riscos:
Verifique se o local é seguro para banho
Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa
Utilize um colete de salva-vidas ou boia
Esteja sempre próximo de outras pessoas
Respeite as sinalizações
Opte por locais com guarda-vidas
Evite fazer uso de bebidas alcoólicas antes de entrar na água e durante o banho
Fique sempre ao alcance de alguém
Nunca ultrapasse o limite da água na altura da cintura, principalmente em locais de profundidade desconhecida
Evite saltos e brincadeiras de mau gosto
Mantenha o cuidado redobrado com crianças e idosos
Se presenciar um afogamento, a dica para quem não sabe nadar ou não tem qualquer tipo de treinamento aquático é chamar a emergência pelo telefone 193
Em embarcações, use sempre coletes salva-vidas.