Agro
Publicado em 25/08/2018 às 11:00
É boa expectativa de produtividade para as culturas de inverno
Dados integram o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar
O retorno das chuvas deverá garantir a retomada da expectativa de uma boa produtividade das lavouras de trigo, já que grande parte delas começa a atingir, com percentuais mais elevados, o estádio reprodutivo (floração).
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, nesta semana, 12% das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul atingem esta fase e apresentam boa população de plantas e bom aspecto, com boa sanidade vegetal. O clima em geral tem sido favorável ao bom desenvolvimento das lavouras, mesmo que tenham ocorrido algumas geadas em áreas mais baixas, pois foram de fraca intensidade e não causaram prejuízos.
O trigo apresenta baixa incidência de doenças fúngicas na maioria das lavouras, justamente por conta da baixa umidade, o que tem levado a uma diminuição na aplicação de agroquímicos.
As lavouras de aveia se encontram nas fases de floração (43%) e enchimento do grão (20%). Até o momento, as condições meteorológicas têm sido favoráveis. Apenas em casos pontuais foi verificado acamamento de plantas devido às chuvas, todavia acredita-se que não deverá causar maiores danos na colheita, que prevê uma produtividade média de 2,4 mil quilos por hectare, ou seja, 40 sacas por hectare.