Geral
Atualizado em 19/03/2020 às 12:16
É fake áudio de WhatsApp sobre caso confirmado de Covid-19 em FW
Amostras de exames do município ainda não chegaram no Lacen para obtenção do resultado
Um áudio que estava circulando no aplicativo WhatsApp na manhã desta quinta-feira, 19, dizendo que estava confirmado um caso de Covid-19 que teria sido atendido no Postão e encaminhado ao Hospital Divina Providência (HDP) em Frederico Westphalen, gerou um certo estado de pânico na população da cidade, porém a informação não é verdadeira.
De acordo com o prefeito José Alberto Panosso, também em áudio divulgado por volta das 11h30 a equipe da saúde está em contato direto com os profissionais do HDP então caso haja casos suspeitos ambas as equipes trabalham em parceria e é impossível a administração não ter ciência.
Já a secretária Lea Tomschke que também participa do áudio, esclarece que as amostras coletadas no município ainda nem chegaram no Laboratório Central do Estado (Lacen) responsável pela identificação dos casos e divulgação do resultado dos mesmos – positivo ou negativo. “Não temos a intenção de esconder nada da nossa população. Estamos trabalhando justamente para deixar a comunidade munida de informações que possam ajudar na prevenção da doença e da realidade dos fatos”, disse.
Em orientação do promotor João Pedro Togni, este confirma que a divulgação de notícias faltas, se identificado o servidor, esse poderá responder por improbidade adminitrativa por ferir os pricnipios da lealdade e da moralidade e que se caracterizado tal situaçaõ poderá ser cobrado multa de até 100 vezes o valor da remuneração do agente público, além de perda do cargo, suspensão do direito político e proibição de contratar com a adminitração.
Caminho das amostras
1º Feito a coleta pelas equipes responsáveis nas unidades de saúde, o paciente ficará em isolamento;
2º Amostra será encaminhada para Porto Alegre, em média uma vez por dia, para análise do material pelos técnicos do Lacen;
3º Chegando em Porto Alegre o material ficará na fila, juntamente com o que chega de todo o Rio Grande do Sul. A estimativa é que esse processo demore até 72 horas.
4º Analise individual das amostra para emissão do parecer, ou resultado da patologia.
5º Os resultados são encaminhados aos municípios e no fim de cada dia, após as 17 horas ,a Secretaria Estadual da Saúde atualiza o boletim epidemiológico com as informações obtidas no laboratório.
Áudio: Prefeito José Alberto Panosso e secretária de saúde Lea Tomschke