Últimas
Atualizado em 08/11/2022 às 15:49
"É hora do Estado pisar no acelerador", diz vice-governador eleito Gabriel Souza
Gabriel foi líder de governo durante a gestão de José Ivo Sartori, e ex-presidente da Assembleia Legislativa.
O Vice-Governador eleito do Rio Grande do Sul Gabriel Souza concedeu entrevista, nesta terça-feira (08), ao Grupo Chiru. Deputado Estadual em segundo mandato, Gabriel foi líder de governo, durante a gestão de José Ivo Sartori, e ex-presidente da Assembleia Legislativa. Filiado ao MDB desde seu início como político, Gabriel irá ocupar o segundo maior cargo político do Rio Grande do Sul.
Questionado sobre o futuro do Governo Estadual, Gabriel disse que a reeleição de Eduardo Leite (PSDB) vai trazer ao Rio Grande do Sul uma situação inédita de não reiniciar os projetos, até o momento desenvolvido. "Nos últimos oito anos tivemos que governar da porta para dentro, a partir do próximo ano, poderemos governar da porta pra fora“, pontuoou. Utilizando uma frase muito ouvida por Eduardo Leite durante a campanha, Gabiel Souza resaltou que este é o momento de pisar no acelerador.
Gabriel, que atua como coordenador político durante a transição, disse que este é o momento de conversar com a base aliada – partidos que estiveram juntos no processo eleitoral – e trazer para perto outras lideranças que poderão ajudar o Governo na aprovação de medidas necessárias para a manutenção do equilíbrio fiscal.
“Com as contas em dia, daremos um foco maior na educação e na melhorias nas estruturas de Escolas pelo Estado”, disse. Sobre isso, o vice-governador eleito adiantou que o Governador Eduardo Leite já solicitou à equipe um levantamento de atual situação das escolas gaúchas.
O equilíbrio fiscal, que entrou na pauta da disputa eleitoral, é fruto, conforme Gabriel Souza, de uma construção política iniciada ainda na gestão do MDB com o Governador Sartori e que hoje começa a dar resultado prático. “Nós tivemos o Governo Sartori que iniciou uma agenda de reformas e privatizações que teve uma evolução, agora é o momento de um terceiro ciclo", disse.
Diante deste novo aspecto financeiro, evidenciado por investimentos emm diversos setores do Estado, Gabriel Souza acredita que o Governo irá avançar muito mais em obras de infra-estrutura, investimentos em hospitais além de conseguir melhorar as ações nas escolas gaúchas.