Geral
Publicado em 28/10/2018 às 19:23
Eduardo Leite é eleito governador do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite é eleito governador do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite (PSDB) está matematicamente eleito governador do Rio Grande do Sul — às 19h08 deste domingo, 28 de outubro, o jovem tinha 53,4% dos votos válidos. Faltando 2,4% dos votos a serem apurados, a porcentagem não permite que o atual chefe do Executivo, José Ivo Sartori (MDB), vire o jogo. Aos 33 anos, o advogado e ex-prefeito de Pelotas torna-se o governador mais jovem do Brasil.
Leite foi cabeça de chapa na coligação que reuniu PSDB, PTB, PP, PHS, PPS, Rede e PRB. Anunciando segurança pública como prioridade, o tucano tem como vice o delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB).
Caçula dos três filhos do advogado José Luis Marasco Cavalheiro Leite e da professora universitária Rosa Eliana Figueiredo, Leite começou cedo a demonstrar interesse pela política: foi presidente do grêmio estudantil de seu colégio e militante em eleições.
Em 2004, concorreu a vereador pela primeira vez, mas ficou na suplência. Elegeu-se para a Câmara Municipal de Pelotas quatro anos depois. Em 2012, foi escolhido prefeito da cidade. Não concorreu à reeleição e sua vice, Paula Mascarenhas (PSDB), foi eleita prefeita em primeiro turno.
Com a vitória ganha destaque nacional dentro do PSDB, partido que busca se reinventar após o fracasso eleitoral de Geraldo Alckmin na disputa presidencial.
Fonte: GaúchaZH