Menu

23°

Palmitinho - RS
23° max
13° min

Fechar

23°

Palmitinho - RS
23° max
13° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Eleições 2026: “sem dúvida temos o candidato mais preparado”, diz Vilmar Zanchin, presidente do MDB gaúcho

    Ao Grupo Chiru, Zanchin também comentou sobre a permanência de Osmar Terra no partido. "Ninguém é obrigado a ficar, se aqui não se sente bem"

    A menos que uma grande reviravolta se instale dentro do MDB gaúcho, o vice-governador Gabriel Souza terá caminho livre dentro do partido para ser candidato da sigla ao Governo do Estado em 2026. Esse é o cenário apontado pelo presidente do partido, o deputado estadual Vilmar Zanchin, que concedeu entrevista ao Grupo Chiru na manhã desta terça-feira, 1º de abril.

    Deputado estadual por dois mandatos, o vice-governador é visto por Zanchin como “pessoa competentíssima”. Embora Zanchin admita que o partido está aberto a avaliar outros potenciais candidatos que demonstrem interesse a concorrer ao governo, ele reconhece que o MDB já está trabalhando internamente na consolidação do nome de Gabriel.

    – Esta preparação que nós estamos fazendo no partido nos levará o ano que vem para uma eleição com chances reais de termos uma vitória nas urnas por conta da nossa história. Estamos nos estruturando nesse momento e isso dará um resultado lá na frente, principalmente por termos sem dúvida nenhuma o candidato mais preparado para a eleição do próximo ano –, disse.

    Partido espera contar com o apoio de Eduardo Leite

    Com quatro governantes eleitos pela sigla na história do RS, o MDB abdicou de concorrer como cabeça de chapa em 2022. Foi a primeira vez que isso ocorreu, já que o partido decidiu apoiar Eduardo Leite. Agora, o MDB aguarda a retribuição.

    – Em 2022, apoiamos o atual governador Eduardo Leite, que é um grande líder [...] Foi em função disso que apoiamos ele na eleição passada. E por ser um homem sério de palavra, certamente estará conosco em 2026, porque nós, através do vice-governador representamos a sequência e a melhoria ainda com novos avanços do atual projeto”, comentou Zanchin.

    Permanência de Osmar Terra é incerta

    Um dos nomes mais antigos do MDB no Rio Grande do Sul, o deputado federal Osmar Terra tem sido alvo de críticas nos bastidores do partido. Zanchin admitiu que recebeu sobre pedidos internos para expulsar Terra do MDB, motivados pelo apoio que ele deu a candidatos de partidos adversários nas eleições municipais em 2024.

    Segundo Zanchin, a postura de Osmar Terra gerou desconforto dentro do MDB. No entanto, o presidente repassou os pedidos de expulsão para análise da diretiva nacional do partido, por entender que uma eventual saída de Terra impactaria na atuação da bancada emedebista na Câmara dos Deputados.

    Zanchin, contudo, lamentou uma eventual saída de Terra, em meio a rumores de que o deputado estaria deixando o partido por conta própria, para se realocar em outras siglas. Disse que a direção estadual do partido não gostaria de perder Terra, pela história que construiu e pelo que representa.

    – No entanto, se o desejo dele é migrar para outro partido, porque o MDB já não o representa mais e ele não se sente bem aqui, nós vamos a respeitar essa sua posição. Ninguém é obrigado a ficar no partido, se aqui não se sente bem. Nós não gostaríamos que ele saísse do partido, mas se isso vier a ocorrer, nós vamos a respeitar essa sua decisão, como respeitamos a sua história até hoje.

    Confira a entrevista completa de Zanchin abaixo

    João Victor Cassol - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Amanda Busnello

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00