Eleições
Publicado em 04/09/2024 às 10:14
Eleitores já podem consultar locais de votação
Serviço com os dados atualizados está disponível no site do TSE e no aplicativo e-Título
O serviço de consulta à seção eleitoral está atualizado com os novos locais dos eleitores que pediram a transferência dentro do prazo, ou que pediram alteração temporária. Eleitores que tem dúvidas sobre seus locais de votação ou querem verificar se houve alguma mudança feita pelo próprio Tribunal Eleitoral também podem acessar o serviço.
Nas Eleições Municipais de 2024, que vai definir prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades, o local de votação pôde ser alterado em alguns casos. Por exemplo, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; militares que vão trabalhar no dia da votação; presos provisórios e adolescentes em unidades de internação; e servidores da Justiça Eleitoral que precisam votar no local em que vão trabalhar.
Os locais de votação são definidos pela Justiça Eleitoral e têm uma combinação entre zona eleitoral - que é a região geográfica onde cada local de votação está localizado - e seção eleitoral - que é a sala ou espaço onde fica a urna eletrônica e é realizada a votação.
É possível checar o novo local de duas formas:
Na página do TSE, basta clicar no menu “Serviços Eleitorais”, na barra superior da página, e depois acessar o Título e o local de votação. Depois, é só pesquisar pelo: nome; título de eleitor; ou CPF. A página devolve: o número da inscrição eleitoral; a zona eleitoral; e o local de votação, com endereço completo.
Já no aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, o local de votação aparece logo no início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, o aplicativo também tem uma ferramenta de geolocalização. Ele pode ser baixado de graça nas lojas de aplicativos. Cerca de 46 milhões de eleitores já possuem o e-Título em todo o país.
O primeiro turno neste ano está marcado para o primeiro domingo de outubro, dia 6. E o segundo turno, nas cidades em que for realizado, será no dia 27 de outubro.
*Com informações Agência Brasil