Geral
Atualizado em 27/10/2018 às 08:39
Eleitores voltam às urnas para escolher governadores e presidente do Brasil
Em Alpestre, eleição suplementar elegerá também prefeito para mandato “tampão”
Mais de 147 milhões de eleitores retornam às urnas em todo país neste domingo, 28 de outubro, para definir o próximo presidente da República. Os candidatos que concorrem ao cargo são o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (PSL) e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).
Em 13 Estados e no Distrito Federal, também serão escolhidos os novos governadores para os próximos quatro anos.
RIO GRANDE DO SUL
Os eleitores do Rio Grande do Sul escolherão o próximo chefe do Poder Executivo entre o atual governador José Ivo Sartori (MDB) e o ex-prefeito de Pelotas, o jovem Eduardo Leite (PSDB). Caso Sartori seja eleito será a primeira vez que um candidato conquista a reeleição no RS.
No Estado estão aptos a votar 8,3 milhões de eleitores.
SANTA CATARINA
Em Santa Catarina, o segundo turno da eleição 2018 é disputado entre o candidato do PSL, Carlos Moisés da Silva – o comandante Moisés – e Gelson Merísio (PSD).
Moisés é comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e nunca ocupou um cargo eletivo. Merísio já foi vereador em Xanxerê e é deputado estadual desde 2005.
Santa Catarina tem mais de 5 milhões de eleitores aptos a irem às urnas neste domingo, 28 de outubro
ALPESTRE
Em 19 municípios do Brasil, os eleitores também elegerão neste domingo, 28 de outubro, prefeitos e vice-prefeitos. Nesses municípios, a falta de prefeito se deu por diferentes motivos: irregularidades durante o mandato, cassação de chapa ou mandato, ou condenação eleitoral ou criminal.
Um destes municípios é Alpestre. Em virtude da renúncia do prefeito Alfredo de Moura e Silva (MDB) e da cassação do mandato do vice-prefeito Genuir Cencir (MDB) os 6.099 eleitores vão às urnas para escolher novos representantes de um mandato “tampão”.
Silva e Cenci foram afastados dos cargos e denunciados pelo Ministério Público por fraudes avaliadas em R$ 10 milhões na compra de maquinários, veículos e na contratação de obras.
Nesta eleição suplementar concorrem ao cargo de chefe do Poder Executivo de Alpestre Alcir Hendges (MDB), advogado e ex-vereador e Valdir Zasso (PDT) médico e prefeito de Alpestre por três mandatos.
Os prefeitos eleitos cumprirão mandato até 2020, quando acontecem as eleições municipais em todo o Brasil. Por isso, esses mandatos são popularmente chamados como mandatos “tampão”
- ESCLAREÇA DÚVIDAS SOBRE A VOTAÇÃO
ORDEM DE VOTAÇÃO
- Governador
- Presidente da República
- No caso de Alpestre, os eleitores votam para Governador, depois para Presidente da República e por último para prefeito
HORÁRIO E DOCUMENTOS
- Horário de votação: das 8 horas às 17 horas
- Documentos: para votar, o eleitor precisa apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, certificado de reservista e carteira de trabalho). Não é obrigatório estar com o título de eleitor no momento da votação.