Geral
Publicado em 18/11/2023 às 11:11
Em 47 dias, região registra mais de mil milímetros de chuva
Novembro acumula volume de 427 milímetros de chuva
Os primeiros 17 dias de novembro registraram recorde de chuva na região. Foram 405 milímetros segundo dados da Estação Meteorológica Automática de Palmitinho. O volume é 225% superior ao total de chuva esperado para todo o mês de novembro.
Segundo informações do Climatempo, a média de chuva em Palmitinho para o período é de 180 milímetros. Esses dados apresentados pelo Climatempo representam o comportamento da chuva a partir de uma série de dados observados ao longo de 30 anos.
Até às 10h29 deste sábado, 18 de novembro, o acumulado chegava a 426,9 milímetros no mês de novembro.
A média de chuva para um ano aqui na região é de aproximadamente 2 mil milímetros de chuva. Somando o volume registrado em outubro (660 milímetros) e nos primeiros 17 dias de novembro (405 milímetros), o acumulado chega a 1.065 milímetros. Ou seja, em 47 dias foram registrados mais que 50% do volume total de chuva esperado para um período de 12 meses.
Influenciado pelo fenômeno El Niño o clima do Rio Grande do Sul tem registrado altos volumes de chuva desde setembro.
A chuva volumosa têm causado transtornos e prejuízos em diversos setores da economia, como no setor agropecuário. Além disso, a cheia dos rios tem deixado famílias desabrigadas.
Às 10 horas deste sábado, 18 de novembro, o Rio Uruguai, em Itapiranga (SC), estava 13,60 metros acima do nível normal, mas apresentava uma tendência de diminuição em uma hora. A travessia de balsa no local está suspensa desde a última quinta-feira, 16 de novembro.
Em Porto Soberbo, o serviço da balsa entre Brasil e Argentina em Porto Soberbo foi interrompido ainda na quarta-feira, 15 de novembro, por causa da elevação do nível do Rio Uruguai. Ainda não há previsão de normalização da travessia.