Geral
Publicado em 21/09/2018 às 14:37
Equipes do União Faz a Vida participam de viagem de estudos
Objetivo foi aprofundar conhecimentos sobre o cooperativismo
O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. O intuito é construir, vivenciar atitudes, valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo assim, para a educação integral de crianças e adolescentes. Na área de atuação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, são nove municípios, 54 escolas, mais de 6,7 mil alunos, 700 educadores e 440 funcionários envolvidos com o programa.
Dessa forma, buscando consolidar os conhecimentos que envolvem o cooperativismo e as cooperativas escolares, as coordenadoras do PUFV, secretários de Educação, coordenadoras pedagógicas, diretores e professores, realizaram uma viagem para agregar conhecimentos. O grupo esteve nos dias 13 e 14 de setembro, no Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre e na Serra Gaúcha, completando o roteiro do cooperativismo em Nova Petrópolis.
Os representantes de Rodeio Bonito, Erval Seco, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Planalto, Ametista do Sul e São Carlos (SC), iniciaram as visitas em Gramado e em seguida, Nova Petrópolis, onde o grupo visitou o Parque Aldeia do Imigrante, Linha Imperial e a Praça das Flores. Nestes locais, puderam conhecer a história do cooperativismo e do Padre Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito no ano de 1902. O grupo também visitou a Escola Bom Pastor para participar de um momento de apresentação de duas cooperativas escolares.
Já em Porto Alegre, visitaram o Centro Administrativo Sicredi, e acompanharam uma explanação sobre a Fundação Sicredi. Também visitaram as estruturas físicas do data center e biblioteca do Sicredi.
A coordenadora do PUFV de São Carlos, Janete Maria Sander Giongo, destaca a importância da educação cooperativa na formação de crianças e adolescentes. “É emocionante falar deste momento especial que a Sicredi proporcionou às equipes das secretarias de Educação dos municípios de abrangência, que possuem o programa. É uma prova de que valorizam estes profissionais e que acreditam realmente na educação cooperativa. Posso resumir em uma palavra esta viagem: motivação, isso porque, as visitações nos levaram a um olhar diferenciado sobre o que temos e o que podemos ainda melhorar ou mudar. Trocamos experiências com colegas de outras cidades e conhecemos lugares históricos relacionados com o cooperativismo. Além disso, visitar o Centro Administrativo do Sicredi fez com que tenhamos uma noção da dimensão que é essa instituição, onde se encontra a Fundação Sicredi e uma belíssima e estruturada biblioteca. E a motivação também vem para darmos o pontapé inicial na criação das cooperativas escolares em São Carlos a partir de 2019”.