Região
Publicado em 17/05/2024 às 10:22
Escolas de Liberato Salzano foram atingidas durante as chuvas
Mais de 100 famílias também foram atingidas pelas cheias
A coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, Jogelci do Carmo, visitou o munícipio de Liberato Salzano, um dos atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. As três escolas estaduais do município foram atingidas e mais de 100 casas. Ao todo, 97 famílias foram atingidas no centro da cidade e outras 10 no interior da Liberato Salzano.
A gestora manifestou sua solidariedade e apoio ao município que abriga três instituições de ensino da rede estadual e que foram atingidas pelas chuvas. "É através da crise que aprendemos a ser fortes, por isso precisamos estar sempre preparados para fazer o nosso melhor, sobretudo nesses momentos. E a Escola tem um papel fundamental nisso tudo, principalmente, por ser um espaço de segurança e bem-estar dos alunos. O lugar mais seguro para crianças e adolescentes é na escola, nesse sentido nossas instituições devem estar preparadas e prontas para acolher e ajudar", disse Jogelci.
Na ocasião, a coordenadora esteve com a prefeita Juliane Pensin e a secretária municipal de Educação, Belamar Anziliero, além das diretoras Adivane Bresolin da Escola Estadual Estado de Pernambuco, Neiva Maestro da Escola Estadual Indígena Francisco Kajeró, e Rosane Alchieri do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, que dialogaram sobre os desafios enfrentados neste momento e futuras demandas da educação, pontuando que agora, o momento é de reconstrução e de acolher principalmente os estudantes das escolas.
A prefeita contou como foi o episódio e destacou a importância da união de toda comunidade para o processo de reconstrução do município. “O que vivenciamos na última semana foi muito difícil. E quero agradecer a todos pelo apoio e parceria, principalmente, neste momento em que todo mundo se empenhou para ajudar e enfrentar a situação. Agradeço também ao apoio da 20ª CRE, que esteve sempre pronta para ajudar e ser parceira em todos os momentos", enfatizou.
A diretora do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, escola mais atingida pelas chuvas, também destacou o apoio da coordenadoria. "Agradeço o apoio da coordenadora e da equipe da coordenadoria. Me senti muito abraçada nesse momento difícil", contou Rosane.
Com mais de 4 mil habitantes, a pequena cidade reagiu ao desastre com a união e o apoio de todos os moradores e voluntários.
*Com informações/20º CRE