Trânsito
Atualizado em 14/12/2024 às 12:01
Estacionamento pago retornará em FW com 750 vagas e contará com parquímetros. Saiba tudo sobre o novo sistema
Prefeitura de Frederico Westphalen definiu as regras e abriu a concorrência para selecionar a empresa que fará a gestão da “área azul” na cidade.
A Prefeitura de Frederico Westphalen abriu o edital de concorrência presencial para selecionar a empresa que fará a gestão do estacionamento rotativo na cidade. A definição da empresa é o último estágio antes do retorno do estacionamento pago, a chamada “área azul”, que está desativado desde junho, quando a prefeitura rompeu o contrato com a antiga concessionária.
O edital fixa a data de 24 de janeiro de 2025 como prazo final para as empresas interessadas em assumirem a gestão do estacionamento pago enviarem suas propostas. A empresa vencedora terá um contrato de quatro anos e deverá repassar à prefeitura ao menos 17% do faturamento mensal, além de pagar um montante de R$ 40 mil no ato da assinatura da concessão.
Previsão de início do novo estacionamento e número de vagas
O novo rotativo de Frederico Westphalen deve começar a funcionar 30 dias após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, com a disponibilização de ao menos 70% das vagas, como prevê decreto municipal (107/2024). A estimativa é que o sistema comece a funcionar a partir de março de 2025. O prazo dependerá dos trâmites posteriores à concorrência, como a demonstração da qualificação técnica da empresa vencedora e de eventuais pedidos de impugnação à licitação.
A capacidade total da área azul será de 754 vagas, que devem estar disponíveis em até 100 dias após a assinatura do contrato. Do total de vagas, 689 serão livres, enquanto o restante será reservado para idosos, pessoas com deficiência, carga e descarga, ambulância e veículo oficial.
Num primeiro momento, 24 quadras farão parte do estacionamento pago, mesmo número do formato anterior do estacionamento. Embora exista a possibilidade de ampliação, inicialmente as ruas do rotativo permanecerão as mesmas do sistema antigo. São elas:
- Rua do Comércio, entre a Rua Miguel Couto até a Rua Leoveraldo Fortes;
- Rua Monsenhor Vitor Batistella entre a Rua Mauricio Cardoso até a Rua Tenente Portela;
- Rua Tenente Lira, entre a Rua Aparício Borges e Rua Miguel Couto;
- Rua Presidente Kennedy entre a Rua Aparício Borges e Miguel Couto;
- Rua Alfredo Haubert, entre a Rua do Comércio e a Rua Miguel Couto;
- Rua José Cañellas entre a Rua Aparício Borges até a Rua do Comércio;
- Rua Mauricio Cardoso entre a Rua Arthur Milani ate a Rua do Comércio;
- Rua Arthur Milani entre a Rua Mauricio Cardoso ate a Rua Miguel Couto;
- Rua Tenente Portela entre a Rua Aparício Borges até a Rua Miguel Couto.
Estacionamento terá parquímetros
Uma das novidades do novo rotativo será a colocação de totens de autoatendimento. Também chamadas de parquímetros, as estruturas permitirão aos motoristas a aquisição e ativação de créditos no estacionamento, com pagamentos via cartões de crédito, débito e pix.
Os equipamentos serão posicionados em áreas estratégicas, no centro da cidade, conforme estudo realizado pela Secretaria de Coordenação e Planejamento (SePlan).
A SePlan prevê que a empresa instale os cinco totens: nas proximidades da unidade do Sesc; em frente ao hotel Cantelle; no Largo Vitalino Cerutti, próximo do cruzamento com a rua Presidente Kenedy; em frente à Catedral Santo Antônio; e nas proximidades do cruzamento entre a rua do Comércio e a rua Tenente Portela.
Conforme o Coordenador de Manutenção e Sinalização Viária do Departamento de Trânsito da Prefeitura de FW, Arthur Chielle dos Santos, um dos objetivo do novo estacionamento é otimizar o número de vagas. "Após um levantamento detalhado da quantidade de vagas disponíveis em Frederico Westphalen, busca-se implementar um sistema de estacionamento rotativo moderno e eficiente, que se adapta às necessidades atuais da cidade e ao avanço tecnológico. Os objetivos principais são otimizar o uso das vagas, democratizar o acesso e facilitar a rotina dos usuários. Além disso, esse modelo rotativo visa melhorar a mobilidade urbana e incentivar a rotatividade das vagas, especialmente em áreas de grande fluxo. Acreditamos que essa modernização contribuirá significativamente para o desenvolvimento urbano sustentável de Frederico Westphalen"
Valores do estacionamento, número de monitores e tempo de tolerância
Além dos parquímetros, o sistema também permitirá a compra de créditos com os monitores, a exemplo do formato anterior. Conforme o termo de referência publicado pela prefeitura, a concessionária deve garantir a presença de ao menos um monitor a cada 50 veículos estacionados.
Os usuários ainda poderão adquirir créditos por aplicativo no celular, em um site (sem a necessidade de download de aplicativo), ou mesmo em estabelecimentos comerciais credenciados.
Uma vez adquiridos os créditos, os condutores deverão ativá-los assim que estacionarem nas vagas da área azul. O tempo de tolerância será de cinco minutos após a chegada na vaga.
A Prefeitura de FW também definiu outros detalhes do sistema de estacionamento a ser implementado. O valor para estacionar será de R$ 1 a cada 30 minutos na vaga, e o tempo máximo de permanência será de 120 minutos.
O sistema funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas, e das 13h30min às 17h30min. No sábado, haverá cobrança das 8 às 12 horas.
Cidade está sem estacionamento pago desde junho de 2024
Implementado em Frederico Westphalen em 2018, o estacionamento rotativo funcionou no centro de cidade até 22 de junho de 2024, data em que a Prefeitura de FW rompeu o contrato com a empresa concessionária do serviço, alegando irregularidades na operação.
Desde então, o município não tem mais cobrança para estacionar no centro da cidade. A prefeitura encaminhou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para viabilizar um novo sistema. A Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública com a presença de representantes do poder executivo do município, que resultou em uma série de sugestões à prefeitura.
Com isso, a administração municipal elaborou um edital para selecionar a nova empresa que fará a gestão do estacionamento. O documento foi validado pelo Tribunal de Contas e, agora, foi publicado pela prefeitura.
A falta de vagas no centro motivou a Associação Empresarial de FW (AEFW) a lançar uma campanha para incentivar a população que trabalha em empresas, instituições e órgãos públicos a deixar o carro em casa e ir a pé ao local de trabalho. A campanha “Deixe seu carro em casa! Libere a vaga para seu cliente!” busca sensibilizar os trabalhadores do centro da cidade a não ocuparem as vagas de estacionamento durante todo o dia. Segundo a AEFW, o problema tem dificultado o acesso dos clientes ao comércio local.
Leia mais:
Contrato com a empresa de estacionamento rotativo em FW será rompido a partir de 22 de junho
Aprovado na Câmara projeto de lei que institui o novo Sistema de Estacionamento Rotativo Pago em FW
Estacionamento rotativo não deve ser retomado até o fim de janeiro de 2025 em Frederico Westphalen
AEFW lança campanha "Deixe seu carro em casa"