Menu

20°

Palmitinho - RS
37° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
37° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Estado cria ações de vigilância ao coronavírus no aeroporto de Porto Alegre

    Casos que se enquadrem no critério de suspeito, médicos devem ser notificados para medidas de proteção

    Representantes da Secretaria da Saúde, integrantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Fraport Brasil e administração do aeroporto alinharam ações de identificação e fluxos sobre possíveis casos suspeitos de coronavírus que entrem no Rio Grande do Sul por via aérea.

    O Ministério da Saúde passou a considerar como critério para caso suspeito a pessoa que esteve em qualquer região da China nos últimos 14 dias e que, no retorno ao Brasil, apresente febre e algum outro sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar). Até então, esse recorte geográfico estava delimitado a duas províncias do país asiático.

    O Plano de Contingência 

    O plano de contingência prevê que, se for identificado – seja em terra ou durante o voo – um caso que se enquadre no critério de suspeito, as autoridades médicas (Anvisa, município e Estado) devem ser notificadas para a definição da medida a ser desencadeada. Para quadros de pacientes com sintomas leves, o aeroporto conta com posto médico com condição de isolamento e, dependendo da gravidade, a pessoa pode ser encaminhada para atendimento em um serviço médico.

    As orientações

    A orientação aos serviços de saúde é que esses pacientes devam ser imediatamente isolados e tratados de acordo com a gravidade do quadro clínico. Os profissionais devem usar medidas de precaução padrão. Casos graves devem ser encaminhados para um hospital de referência, e os leves devem ser acompanhados pela atenção básica em saúde com a recomendação de isolamento domiciliar.

    O Coronavírus

    As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas já foi identificada a disseminação de pessoa para pessoa. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que aparecem os primeiros sintomas. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro ou tosse.

    *Informações Governo do Estado do RS

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicacho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00