Geral
Atualizado em 08/04/2020 às 16:15
Estado homologa decreto de emergência de Caiçara por causa da estiagem
Em todo o Rio Grande do Sul já são 255 municípios com situação de emergência reconhecida
O Governo do Estado homologou a situação de emergência de Caiçara em virtude da estiagem. O prefeito Marcio Minuzzi havia decretado situação de emergência no município em 9 de março.
O número oficial de municípios afetados pela falta de chuva no Rio Grande do Sul foi divulgado na segunda-feira, 6 de abril.
São 255 os municípios gaúchos que tiveram a situação de emergência homologada pelo Governo do Estado. Já o número de municípios que tiveram a situação reconhecida pela União é menos da metade, apenas 112.
Com o reconhecimento por parte do governo federal, as prefeituras devem iniciar o processo de apresentação de documentos e plano de trabalho para o recebimento de recursos.
Os produtores rurais gaúchos aguardam para esta semana respostas às solicitações de medidas que possam minimizar os efeitos da estiagem, como, por exemplo, a prorrogação do pagamento dos financiamentos de custeio de investimentos.
Em entrevista ao Grupo Chiru, na semana passada, o secretário Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, estimou perda de 30% nas lavouras de milho gaúchas e mais de 40% na cultura da soja. Covatti Filho disse ainda que está mantendo um diálogo constante com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina na busca por alternativas que possam amenizar os prejuízos causados pela estiagem.