Geral
Atualizado em 26/08/2020 às 15:12
Estado suspende retorno das aulas dia 31 de agosto
Um novo calendário poderá ser apresentado em reunião no dia 1º de setembro

Após solicitação da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em não retomar as atividades dia 31 de agosto, o Estado declarou que haverá nova definição de calendário, previamente definido para o dia 15 setembro.
De acordo com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, a nova proposta do governo será de um calendário facultativo. Desta forma, o Estado dará a permissão para a retomada das aulas, mas a definição de qual será o melhor momento ficará a cargo dos prefeitos, posteriormente das instituições de ensino, e, por último, dos pais e responsáveis.“A decisão de calendário do governo será única e exclusivamente para autorizar os gestores municipais, que começarão suas aulas no momento que acharem mais adequado, embasados nos dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde, fornecido aos gestores semanalmente”, explicou.
A Famurs manteve sua preocupação em realizar o retorno neste momento e insistiu que a volta às aulas deva ocorrer apenas quando o número de casos diminuir efetivamente.
Na próxima reunião, entre estado e município, marcada para o dia 1º de setembro, deve ser apresentado pelo governo o novo calendário de autorização para retorno das aulas. O calendário será válido para municípios em bandeira amarela e laranja.
Normas técnicas em saúde
De acordo com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, será encaminhado à Famurs o compilado de normas técnicas da área de vigilância em saúde, conforme solicitado na última reunião, e informou que amanhã será publicado no Diário Oficial uma nota técnica com orientações sobre o transporte escolar.
Arita também declarou que na próxima semana será apresentada, oficialmente, a nota técnica de sobre vigilância municipal, especialmente sanitária, para que os municípios também possam vistoriar as instituições e seja comprovado um ambiente adequado para retorno dos alunos e professores.