Geral
Atualizado em 02/04/2020 às 20:53
Estudantes devem reforçar equipes do SUS
Alunos de universidades públicas e privadas podem aderir ao programa "Brasil conta comigo"
Alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia que estiverem nos últimos anos da graduação deverão atuar na cobertura assistencial a pacientes com Covid-19, em caráter excepcional e temporário no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital que descreve o programa Brasil Conta Comigo foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira,1º de abril.
Os Estados, municípios e unidades de saúde poderão se cadastrar para receber a força de trabalho dos acadêmicos, que atuarão sob supervisão de profissionais. Os alunos poderão atuar em postos de saúde, unidades de pronto atendimentos, estabelecimentos da rede hospitalar e unidades de saúde voltadas às populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
Os estudantes que deverão aderir ao programa são os que estiverem no devidamente matriculados no sistema federal de ensino (universidades públicas e privadas) no 5º e no 6º ano de medicina e nos últimos anos dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia. A carga horária será de 40 horas semanais, com uma bolsa no valor de R$ 1.045,00. Os alunos de outros anos desses cursos também poderão aderir ao programa, se desejarem, com bolsa no valor de R$ 522,50. Também receberão um certificado de participação no esforço de contenção da pandemia da Covid-19, com a respectiva carga horária.
Inscrição: passo a passo
O cadastro dos alunos poderá ser feito via endereço eletrônico http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ a partir desta quinta-feira, 2, com o preenchimento da Ficha do Aluno. Ao ser chamado, por meio de correspondência eletrônica, o aluno deverá se apresentar em até 48h no estabelecimento de saúde indicado. Os estudantes também poderão atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, de acordo com as especificidades de cada curso.