Menu

31°

Palmitinho - RS
31° max
18° min

Fechar

31°

Palmitinho - RS
31° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Estudo da RGE mostra que RS já sofre influência do La Niña com escassez de chuva

    O clima do Rio Grande do Sul já sofre a influência do fenômeno La Niña desde a semana passada, conforme o monitoramento climático realizado pela Rio Grande Energia (RGE). Mensalmente, o Centro de Operações Integrado (COI) da distribuidora do Grupo CPFL Energia faz o acompanhamento das mudanças do clima no Estado para traçar estratégias para minimizar os efeitos dos temporais que castigam a rede de energia elétrica.

    Segundo o estudo encomendado pelo COI, os modelos oceânicos apontam que o La Ninã, que se caracteriza pela rápida passagem das frentes frias pela Região Sul do Brasil, deve se prolongar até o final do verão, em 2017. O La Niña, no entanto, provoca volumes de chuvas acima da média na região leste e estiagem no oeste dos Estados da Região do Sul do país.

    O La Niña ficou configurado após o terceiro trimestre consecutivo de anomalias na temperatura da superfície do mar. No monitoramento mais recente recebido pelo COI, há a indicação temperatura das águas mais quentes na costa do Peru e do Chile. Entre a costa argentina e uruguaia as águas estão mais perto da média histórica e ligeiramente mais quentes no restante no restante da América do Sul.

    A previsão indica apenas um período de chuva mais expressiva, com possibilidade de temporais, entre os dias 12 e 14 de dezembro. Já entre os dias 3 e 7 e entre os dias 22 e 27 há possibilidade chuvas de incidência de raios e vento.

    Assessoria de Imprensa

    Douglas Biguelini - Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Clomar Toledo 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Dani Oliveira

    13:30 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Clomar Toledo

    13:00 - 15:00