Saúde
Atualizado em 10/02/2021 às 11:49
Famurs busca esclarecer a ordem de vacinação contra Covid-19 dos grupos prioritários aos municípios
Federação afirma que podem haver controvérsias entre as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado
Após casos registrados de munícipios que incluíram profissionais que não atuam na linha de frente ao enfrentamento a Covid-19, a Famurs busca esclarecimentos sobre os critérios estabelecidos entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.
– Centenas de pessoas fazem parte desse movimento de vacinação, a Famurs quer orientar da melhor forma possível, estamos buscando entender esse processo. Muitos municípios estão vacinando todos os profissionais da saúde, não seguindo as orientações do Ministério da Saúde em vacinar primeiro os profissionais que estão na linha de frente e depois os idosos, e estamos buscando a melhor forma de orientar esses munícipios –, destaca o diretor da Famurs Eduardo Russomano Freire, ao programa Tarde 104 da Rádio Chiru.
O Plano Nacional de Vacinação feito pelo Ministério da Saúde coloca trabalhadores dos serviços de saúde na lista de grupos prioritários, e inclui nessa categoria todos os que atuam em espaços e estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas e laboratório, sejam eles profissionais da saúde.
O governo do estado estabeleceu uma lista de prioridades, entre os profissionais de saúde, para que os municípios ordenem a vacinação.
Eduardo ainda ressalta que novas definições serão esclarecidas nos próximos dias, “existem controvérsias dos entre as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, e essas definições serão estabelecidas nos próximos dias”, afirma.
Ouça a entrevista completa: