Geral
Publicado em 28/11/2019 às 07:52
Famurs declara apoio a greve dos professores estaduais
Documento de apoio foi lido durante assembleia de mobilização que reuniu 10 mil pessoas em POA
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) declarou apoio à greve dos educadores estaduais. O documento de apoio foi lido durante a assembleia de mobilização, do dia 26 de novembro, em Porto Alegre.
O documento assinado pelo presidente da Famurs, Eduardo Russomano Freire, destaca a importância dos investimentos da educação, “A FAMURS e os municípios gaúchos têm pleno conhecimento da crise financeira que atinge o Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, também é da nossa ciência que a causa de tal crise não está nos vencimentos recebidos pelos servidores públicos, em especial pelos professores e professoras estaduais. Ao contrário, entende-se que o investimento em educação é a mais viável, senão singular saída desta situação, pois é através do conhecimento que se promove o desenvolvimento; negar tal fato é anuir é com o agravamento da crise financeira.”, afirma o texto.
A Famurs é formada por 27 Associações Regionais e representa todas as 497 cidades gaúchas e reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.
Outras 217 Câmaras de Vereadores do Estado já aprovaram moções de apoio à greve dos professores e de repúdio às alterações no Plano de Carreira do magistério.