Geral
Atualizado em 17/07/2019 às 10:55
Famurs entra na luta pelos municípios sem acessos asfálticos
Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios sem Asfalto foi instalada na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado instalou, na terça-feira, 16 de julho, a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios sem Asfalto, que tem o objetivo de mobilizar municípios gaúchos que aguardam pavimentação asfáltica.
Proposta pelo deputado estadual, Eduardo Loureiro (PDT), com o apoio da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a frente pretende propor debates e diagnosticar as necessidades desses municípios e fortalece a agenda municipalista em busca de desenvolvimento.
O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, que participou da instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios sem Asfalto, destacou que esta é uma pauta prioritária. “É um problema muito grave que atinge quase 15% dos municípios do Estado. Não ter acesso asfáltico é uma verdadeira covardia que trava o progresso dessas comunidades”, afirmou.
De acordo com levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 62 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul.
O presidente da Famurs lembrou articulação da entidade para a destinação de emendas de bancada, com recursos federais, para levar asfalto até todos os municípios. Dudu Freire pediu participação de todos os poderes para manter a mobilização e efetivar os investimentos.
Eduardo Loureiro, que é também presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa vai coordenar o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios sem Asfalto disse que os municípios que não possuem acesso pavimentado têm muitas dificuldades para construir o desenvolvimento, para atrair investimentos e para escoar a produção.
Fonte: Famurs