Últimas
Publicado em 09/08/2022 às 16:54
Federação dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do RS convoca assembleia para debater o novo piso salarial da Enfermagem
A Federação pretende construir um manifesto público que será encaminhado ao Ministério Público (MP), explicando a atual situação financeira dos Hospitais.
A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul convocou uma assembleia geral extraordinária para a próxima quinta-feira, dia 11, em Porto Alegre. Na pauta do encontro estará a implementação do novo piso da Enfermagem aprovado pelo congresso Nacional e sancionado pelo Presidente Bolsonaro no último dia 05 de Agosto.
Com a publicação da nova resolução no Diário Oficial da União (DOU) os novos valores já estão em vigor em instituições de saúde privadas e públicas. Apenas Estados e Municípios terão até o final deste ano para indicar recursos aos seus orçamentos e iniciar os pagamentos no ano que vem. Mesmo assim, alguns municípios já anunciaram a adesão ao novo Piso da Enfermagem imediatamente.
A Federação dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do Rio Grande do Sul pretende ouvir das instituições conveniadas, a atual situação e o impacto nas suas contas com o pagamento destes profissionais. Em recente entrevista ao Grupo Chiru o Presidente da entidade, Luciney Bohrer relatou que reconhece o trabalho dos profissonais da enfermagem, porém, acredita que os hospitais, que atendem basicamente pelo SUS, tenham um colapso em suas contas e isso afete o atendimento dos pacientes caso o Governo não aponte uma fonte de custeio.
A Federação pretende construir um manifesto público que será encaminhado ao Ministério Público (MP), explicando a atual situação financeira dos Hospitais. Por outro lado, o Congresso Nacional tenta destravar propostas em tramitação para que os repasses aos hospitais aumentem, visando o pagamento destes profissionais. Uma das alternativas, é a legalização dos jogos de azar que seriam taxados em 12%. Este recurso seria canalizado diretamente para o custeio de saúde em todo o território nacional.
Drante a assinatura do Projeto de Lei (PL) que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem o Presidente Jair Bolsonaro vetou um artigo que reajustaria o valor inicial pago aos profissionais pela inflação oficial do País.