Agro
Publicado em 21/07/2021 às 10:54
Feira da agricultura familiar será quatro vezes maior nesta Expointer
Feira será realizada de 4 a 12 de setembro
A comissão organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar, na Expointer, analisou e aprovou a documentação de 216 agroindústrias e empreendimentos de artesanato rural, plantas e flores inscritos para a feira deste ano, de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
“A procura para participação é uma grande sinalização, por parte dos produtores, do quanto podemos com esta Expointer que será marcada pela retomada da economia e pelo forte apelo para educação sanitária”, afirma a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.
Está prevista que a feira tenha quatro vezes o tamanho da realizada em 2020, quando 52 estandes foram montados para o formato drive-thru, durante a Expointer Digital.
Para o diretor do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Flávio Smaniotto, o número de inscrições surpreendeu. “Apesar da crise e do impacto nas vendas durante a pandemia, os empreendimentos demonstram estar organizados e preparados para um recomeço”, avalia Smaniotto.
Como o número de inscritos supera a quantidade de 180 estandes inicialmente sugerida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), a comissão organizadora, formada pela Seapdr, Fetag-RS, Fetraf-RS, Emater, Via Campesina e Ministério da Agricultura, encaminhou ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) a proposta de novo desenho da distribuição das bancas dentro do pavilhão.
Ainda conforme Smaniotto, o novo croqui permitiu encaixar mais estandes no espaço de 7 mil metros quadrados, oportunizando a participação de todos os empreendimentos aprovados, sem desrespeitar os protocolos de saúde. “As normas sanitárias serão cumpridas integralmente”, garante o diretor. Smaniotto explica que, mesmo com o remanejamento do desenho, se conseguiu preservar o distanciamento entre as bancas, o que traz tranquilidade para os expositores e visitantes.
Não haverá o formato drive-thru
O formato drive-thru da agricultura familiar não irá se repetir nesta feira. Na semana passada, líderes da Fetag apresentaram à secretária Silvana argumentos para não levar adiante a ideia de uma segunda edição deste serviço de vendas.
Conforme a federação, uma consulta com as agroindústrias que participaram das vendas por este sistema na Expointer do ano passado demonstrou que preferem concentrar sua atenção no pavilhão, para otimizar os recursos e mão de obra que cada família tem que mobilizar para estar presente no evento durante os nove dias.
*Com informações Ascom Seapdr