Geral
Publicado terça às 13:57
Fesau comemora 55 anos de fundação
Uma história regada à coragem e força de vontade de ajudar no desenvolvimento da região, por meio da educação e do conhecimento
O sonho de algumas lideranças de Frederico Westphalen de ter uma faculdade em Frederico Westphalen se concretizou em 22 de dezembro de 1969, quando foi constituída a Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai (Fesau). Então, neste ano, a instituição comemora 55 anos de existência.
Em agosto de 1969, foram iniciadas oficialmente as tratativas, quando o atual presidente da Fesau, que também atuou na mesma função de 2016 a 2018, Luiz Panosso Netto, escreveu um artigo publicado no Jornal O Alto Uruguai, em que dizia que Frederico Westphalen e região deviam ter uma faculdade. Ainda foi importante no processo o apoio e participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do reitor Mariano da Rocha, que, inclusive, pelo fato, se tornou Cidadão Frederiquense, por iniciativa do Executivo e Legislativo Municipal, à época. As lideranças e autoridades de Frederico Westphalen e região do período também tiveram papel fundamental, pela articulação e apoio à iniciativa.
Depois da fundação, os primeiros dirigentes da Fesau assinaram em Santa Maria, convênio com a UFSM criando a extensão universitária de FW, com aulas a partir de 1º de março de 1970, com o curso de Letras. Inicialmente, as aulas funcionavam no Seminário Medianeira da Diocese de FW, nas Escolas Roncalli e Auxiliadora e no prédio próprio da Fesau (ainda em construção). Em abril de 1974, a UFSM despediu-se da Extensão de FW e a Fesau tornou-se autônoma a partir de junho do mesmo ano.
Sempre buscando avançar e oferecer novas oportunidades às pessoas da região, em 1975 foi criado o curso de Letras – Licenciatura Plena, e em 1976 de Administração. Posteriormente, foram disponibilizados os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia. Em 1990, iniciaram as atividades da Escola de 2º Grau da Fesau, hoje Escola de Educação Básica da URI.
Ainda em busca de evolução, em 19 de maio de 1992, por meio de Portaria Ministerial, nasce Universidade Regional Integrada (URI), tendo como mantenedora a FuRI. Assim, a Fesau participa de toda a caminhada da instituição rumo à URI – que em maio de 2024 celebrou seus 32 anos como universidade. Neste período, a URI implantou diversos cursos de graduação, implementou o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), a Escola de Educação Básica que ampliou o atendimento, ofertando desde a Educação Infantil até o Ensino Técnico, além de diversos serviços oferecidos à comunidade.
Aniversário
Segundo Luiz Panosso Netto é uma alegria poder comemorar 55 anos de ensino superior. “Nestes anos, contemplamos uma história de grande evolução. Ao vislumbrarmos o tamanho da instituição, meus sentimentos ultrapassam os limites da imaginação à época do início. Queremos agradecer a cada pioneiro que acreditou que era possível termos ensino superior em Frederico Westphalen. Meu desejo, e acredito que o da comunidade também, é de que devemos seguir, sempre pensando no futuro, para comemorarmos o centenário da instituição. Desejo ainda que, além da tradição e história, a URI, apoiada pela Fesau, seja sempre de muita inovação. Com satisfação e emoção por tudo que já vivemos, quero dizer que além do tijolo, da areia e do cimento, a formação das pessoas é muito mais importante e é isso que esta instituição vem fazendo ao longo dos anos”, finaliza Panosso.
*Fonte: URI