Agro
Atualizado em 23/02/2024 às 16:29
Fetag-RS tem nova diretoria
Presidente do STR de Palmitinho, Deonir Sarmento, assume cargo de segundo vice-presidente da Federação
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) já tem nova diretoria. A eleição da nova diretoria para o mandato de 2024-2028, já havia sido realizada em 18 de janeiro, mas foi empossada na manhã desta sexta-feira, 23, durante cerimônia oficial na sede da Federação, em Porto Alegre.
Estão à frente da entidade, o presidente Carlos Joel da Silva e o vice-presidente, Eugênio Zanetti. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmitinho (STR) e representante da região Médio e Alto Uruguai, Deonir Sarmento, é o novo segundo vice-presidente da entidade. O mandato segue até 2028.
Estiveram presentes na cerimônia, o vice-governador do RS, Gabriel Souza, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e outras autoridades do Estado e País. O governador Eduardo Leite não participou da cerimônia oficial devido à outros compromissos, mas esteve reunido com a diretoria e representantes da Fetag, minutos antes da posse.
Em entrevista ao Grupo Chiru, que realizou a cobertura na capital, Leite disse que a Fetag tem uma representatividade muito importante para a agricultura familiar e que, além de fazer o seu papel de reivindicar, se mobiliza para ajudar a encontrar soluções e apontar caminhos para esta atividadade essencial para o estado, a agricultura familiar. "Estabelecemos nesses últimos anos uma relação muito êxitosa e positiva. Recebemos as demandas sobre elas e os secretários estão sempre orientados para que sempre que a Fetag se apresentar, estejam à disposição para encontrarmos soluções", destaca. O governador ainda lembra a recriação da Secretaria de Desenvolvimento Rural que, segundo ele, segue evoluíndo. "Nesse último mandato nós recriamos a Secretaria de Desenvolvimento Rural, estamos ainda em um proceso de reestruturação dessa Secretaria, para que ela possa ser um ponto de apoio nas políticas voltadas à agricultura familiar na feiras e em diversos espaços. Vamos continuar com o diálogo sempre positivo no sentido de criar situações para que as famílias possam ter motivos para expandir os seus negócios", enfatiza Leite.
Em mais um mandato em frente à Fetag-RS, por unânimidade das 23 regionais, o presidente Carlos Joel da Silva, diz que o trabalho desenvolvido se deve à participação de muitas mãos e que muitos problemas já foram resolvidos, mas, que ainda existem impecilhos pela frente. "Um dos problemas é a renda para os agricultores. Temos elevados custos, preços baixos, viemos de três safras com estiagem e precisamos olhar para o produtor. Precisamos ter algum mecanismo para manter a renda. Os preços foram lá em cima e caíram, mas o custo de produção não caiu da mesma forma", enfatiza. O presidente ainda ressalta que, se forem resolvidos problemas de acordos comerciais, "o grande problema da agricultura familiar, que é a sucessão rural, também será solucionado", finaliza.
Confira a nominata completa da Diretoria Executiva
- Presidente: Carlos Joel da Silva (Vale do Rio Pardo)
- Vice-presidente: Eugênio Zanetti (Serra)
- Segundo-vice-presidente: Deonir Sarmento (Médio e Alto Uruguai)
- Secretária-geral: Jaciara Muller (Vale do Caí)
- Primeira-secretária: Camila Evelin Lima (Centro-Serra)
- Segunda-secretária: Ana Benetti (Sinos-Serra)
- Tesoureiro-geral: Agnaldo Barcelos (Missões II)
- Primeira-tesoureira: Elisete Kronbauer Hintz (Ijuí)
- Segundo-tesoureiro: Samuel Santos (Litoral)
- Coordenadora de Mulheres: Lérida Matilde Pivoto Pavanelo (Santa Maria)
Confira a cobertura completa: