Saúde
Atualizado em 26/03/2021 às 09:12
Fiocruz realizará investigação sobre possível variante da Covid-19 em Coronel Bicaco
Município deverá encaminhar cinco exames para análise do Instituto
Na tarde desta quinta-feira, 25, o Prefeito de Coronel Bicaco Jurandir da Silva realizou uma reunião de emergência através de videoconferência para avaliar a situação, tomar medidas e ações no combate ao Covid-19. O principal assunto em pauta foi a investigação de uma possível variante (cepa) da Covid-19 que estaria circulando no município.
Além do prefeito, participaram da reunião o médico Aluísio Neutzling, a Secretária Municipal de Saúde, o Coordenador da Equipe Municipal de Enfermagem, representantes da Coordenadoria Regional de Saúde de Palmeira das Missões e a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Porto Alegre.
Após longa exposição dos motivos da solicitação da investigação, às autoridades estaduais, ficou acertado uma parceria entre o município, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A equipe de saúde do município fará nesta sexta-feira, 26, a seleção de cinco exames já coletados no município, obedecendo os critérios de pacientes com maior gravidade e que necessitaram de ventilação mecânica durante suas internações. Em seguida estes exames serão encaminhados para o LACEN/RS que enviará para a FIOCRUZ, onde será realizada a Genotipagem, um exame que avalia a estrutura genética do vírus.
Segundo o médico responsável a investigação é necessária devido a constatação feita nos últimos dias de que, dos pacientes internados no Hospital de Coronel Bicaco, no início da pandemia de 5% das pessoas internadas, 1% necessitavam ser removidas para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e nesta nova onda de 15% das pessoas internadas, 5% necessitaram de UTI. Outra constatação foi o período de duração dos sintomas que no início era em média de 14 dias e agora subiu para 20 dias.
O resultado da investigação ainda não tem data prevista mas a adminitração estará cobrando diariamente, pois caso se confirme esta variante o problema poderá se tornar regional devido a proximidade dos municípios, o que facilita o deslocamento das pessoas.
*Com informações Observador Regional