Geral
Atualizado em 28/12/2018 às 17:06
Fiscalização reforçada para a Operação Viagem Segura de Ano Novo
Ação será intensa nas estradas do RS para evitar problemas e acidentes
Assim como ocorreu no Natal, o Feriadão de Ano Novo terá Operação Viagem Segura. O reforço das ações de fiscalização para prevenir acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul iniciou nesta sexta-feira, 28 de dezembro, e se estende por cinco dias, até a meia-noite de terça-feira, 1º de janeiro.
Historicamente, o Réveillon não está entre os feriados mais violentos no trânsito, mas o grande movimento esperado nas estradas, especialmente inspira cuidados redobrados.
A média nos últimos 11 anos é de cinco vítimas fatais por dia na virada do ano, enquanto a média geral dos 15 feriados ou datas festivas em que é realizada a operação é de 6,4 mortes por dia. Isso representa que aproximadamente a cada 4 horas e 44 minutos deste feriadão, uma pessoa perde a vida no trânsito do RS.
Em 2017, 34 pessoas perderam a vida em quatro dias, considerando as que vêm a óbito até 30 dias pós-acidente (por isso o número pode ser diferente das notícias divulgadas ao final do feriado).
Esta é a 98ª edição da Viagem Segura.
CONFIRA AS DICAS DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL PARA UMA VIAGEM TRANQUILA
- Planeje a viagem. Conheça as distâncias, os pontos de parada, se informe sobre os postos de combustíveis e restaurantes à beira da estrada.
- Viaje descansado.
- Faça revisão no veículo. O check-up do automóvel é fundamental, mesmo quando as distâncias percorridas são pequenas. Mantenha os faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado e verifique as condições do limpador de para-brisas.
- Observe as placas que indicam o limite de velocidade e as condições de ultrapassagem. Respeite a sinalização e as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
- Informe-se sobre a previsão do tempo nos lugares por onde vai passar.
- Se surgir algum problema durante a viagem, ligue para a PRF por meio do 191.
Fonte: Governo do RS e Agência Brasil