Arquivo
Atualizado em 18/11/2017 às 09:28
Foragidos - 26 detentos escapam de presídio no interior do RS
Vinte e seis presos fugiram do Presídio Estadual de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, no início da tarde desta sexta-feira (17). Eles fugiram após serrar as grades e pular o muro do presídio.
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), oito homens já foram recapturados. A Brigada Militar faz buscas para tentar localizar os demais foragidos.
O Grupo de Ações Especiais (Gae) foi acionado. Ainda de acordo com a superintendência, houve uma "situação tensa" nas galerias A e B do presídio, que já foi controlada pelos agentes penitenciários.
O Presídio Estadual de Santa Cruz do Sul tem capacidade para 166 apenados, de acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Porém, no momento da fuga, 350 detentos estavam no local.
Os nove presos que foram recapturados e outros 15 considerados "má influência" ou com indícios de terem planejado a fuga foram transferidos provisoriamente para a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, onde já aconteceram duas fugas de presos somente em 2017.
Para o delegado penitenciário, o número de agentes que estavam no presídio no momento da fuga está longe do ideal, mas ainda assim é capaz de manter a segurança interna do local.
Ele conta que após a ocorrência a cela foi isolada e um conserto foi feito – ainda que apenas na segunda-feira (20) uma inspeção vá ser feita para avaliar os estragos nas grades. Mas a prioridade para evitar novos casos como esse é a conclusão do muro inacabado, que facilitou a fuga.
Jornalismo do Grupo Chirú.
G1 RS