Menu

24°

Palmitinho - RS
37° max
19° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
37° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Força-tarefa do governo do Estado visita a Região para auxiliar no combate a dengue

    A Secretaria Estadual de Saúde reforça que as pessoas devem procurar atendimento médico nos serviços de saúde assim que perceberem os primeiros sintomas

    Uma força-tarefa do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), esteve reunida com gestores da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), na tarde desta quarta-feira, para trazer orientações de apoio no enfrentamento à dengue na região. O tema principal do encontro focou no diagnóstico situacional, no combate ao vetor, no reforço das orientações e da capacitação de profissionais de saúde da atenção primária e da rede ambulatorial e hospitalar sobre diagnóstico e tratamento da doença.

    Segundo o Diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marcelo Vallandro, a força-tarefa foi enviada para somar esforços nas estratégias de combate ao mosquito da Dengue, com apoio dos gestores, da sociedade e dos profissionais de saúde para que não se percam mais vidas. “Combater o vetor não é tão simples, tem todo um caráter ambiental. Lidar com os casos é muito complexo, pois, precisamos garantir um bom atendimento, evitando mortes. Se estivermos todos engajados, teremos um grande sucesso”, destaca Vallandro.

    Estiveram presentes representantes de Alpestre, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Novo Tiradentes, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra e Vista Gaúcha.

    A Secretaria Estadual de Saúde reforça que as pessoas devem procurar atendimento médico nos serviços de saúde assim que perceberem os primeiros sintomas. Dessa forma, é possível evitar o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

    As atividades da força-tarefa prosseguem nesta quinta-feira (22), realizando visitas em Tenente Portela e Redentora. Na sexta-feira (23), os profissionais do estado terão reunião com gestores da 15ª CRS, em Palmeira das Missões, durante a manhã.

    Principais sintomas da Dengue

    Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;

    Dor retroorbital (atrás dos olhos);

    Dor de cabeça;

    Dor no corpo;

    Dor nas articulações;

    Mal-estar geral;

    Náusea;

    Vômito;

    Diarreia;

    Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

    A população deve tomar medidas de prevenção à proliferação e à circulação do mosquito Aedes aegypti, limpando e revisando áreas internas e externas das residências ou apartamentos para eliminar toda água parada dentro de objetos. Essa atitude simples impede o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida dela na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual.

     

    None
    No Ar: A Voz do Brasil com . 21:00 - 22:00

    FM
    91,1

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00