Geral
Publicado em 07/05/2024 às 15:12
Forças armadas resgatam mais de 46 mil pessoas no RS
Operação mobiliza aeronaves, embarcações, viaturas e equipamentos de engenharia, com o objetivo de chegar a áreas mais isoladas, onde há bloqueios
A Operação Taquari 2, desenvolvida no Rio Grande do Sul pelas Forças Armadas, para atender às vítimas das enchentes, já resgatou mais de 46 mil pessoas, em um trabalho que envolve 15 mil militares, policiais e agentes.
A operação mobiliza 42 aeronaves, 243 embarcações e 2.500 viaturas e equipamentos de engenharia. As Forças Armadas também estão empenhadas na logística de levar por via marítima e fluvial querosene para reabastecer aeronaves e embarcações. Isso porque o deslocamento tem sido dificultado diante dos 158 pontos de bloqueio em vias no estado.
A prioridade do trabalho integrado entre o Governo Federal, o governo do estado e os municípios do Rio Grande do Sul segue em torno das ações de resgate e ajuda humanitária a pessoas isoladas, ilhadas e em condição de dificuldade em vários pontos, em função das chuvas.
Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil às 4 da tarde desta segunda, o número de municípios afetados chegou a 380 dos 497 do Rio Grande do Sul. Há 45.237 pessoas em abrigos, 130 mil desalojados e mais de 924 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.
O registro oficial indica 85 mortes confirmadas e 310 feridos. Há 134 pessoas desaparecidas e existem mais de 3,5 mil solicitações de resgate. Mais de 4,3 mil animais foram resgatados.
*Informações Forças Armadas