Empresas e negócios
Publicado em 04/05/2021 às 17:33
Frederico Westphalen adota sistema de alvará 100% online
Com a integração dos sistemas, todo o processo passa a ser feito pela internet de forma rápida e ágil
Os empreendedores de Frederico Westphalen passam a contar com mais uma facilidade para a abertura de seus negócios. Está em funcionamento o Sistema de Alvará Online, uma ferramenta que permite que o requerimento de alvará seja feito pela internet de forma rápida e ágil. Isto é possível pela integração do sistema ao da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (JucisRS) que, por sua vez, já foi alimentado com as tabelas municipais de classificação de risco das atividades, permitindo que o usuário tenha informação da classificação de sua atividade, imediatamente após realizar o registro da empresa na Junta Comercial.
Para chegar nesse estágio, a prefeitura firmou convênio com a JucisRS, atualizou as planilhas de classificação de risco das atividades econômicas e fez a migração para o sistema digital, além de rever a legislação municipal com foco na desburocratização de processos. Outro ponto importante nessa trajetória é a Sala do Empreendedor, que reúne em um único ambiente os serviços oferecidos por secretarias e órgãos como vigilância sanitária e é resultado da parceria entre o Sebrae RS e a prefeitura.
“Com a implantação do alvará 100% online seguimos avançando dentro das políticas públicas de desburocratização e simplificação de processos, consolidando a nossa cidade cada vez mais como referência em empreendedorismo”, enfatiza o prefeito José Alberto Panosso.
O analista de articulação territorial do Sebrae RS Patric Strapazzon informa que a equipe da Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen já foi treinada para operar o novo sistema integrado, num trabalho que faz parte das ações do Eixo Desburocratização do Programa Cidade Empreendedora. O programa do Sebrae RS já completou um ano em Frederico Westphalen e um dos pontos altos é a Sala do Empreendedor que se tornou referência no município e realiza em torno de 500 atendimentos mensais. A Sala já recebeu o Selo Ouro na avaliação feita pela organização em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), valorizando os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.