Arquivo
Atualizado em 05/10/2017 às 11:45
Frederico Westphalen - AL promove seminário no município para discutir cortes de recursos para universidades públicas
O município de Frederico Westphalen receberá o seminário “A Educação no Desenvolvimento Regional”, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O evento já foi realizado em 20 municípios gaúchos, e é motivado pelo corte de verbas e o contingenciamento de recursos praticados pelo governo federal, que coloca em risco o funcionamento das instituições de ensino público federal.
Reitores pedem socorro e alertam para dificuldades em manter serviços básicos, como pagamento em dia de contas de água e luz e de empresas terceirizadas, que prestam serviço de segurança, por exemplo. A atividade ocorre na sexta-feira (06), às 9h30min, no auditório do Instituto Federal Farroupilha – Linha 7 de Setembro, s/n – BR 386 – KM 40.
Foram convidados reitores, professores, estudantes, lideranças políticas e representantes de instituições da região. O objetivo é debater, nas regiões-sede das universidades e institutos federais, a importância da educação para o desenvolvimento regional e as soluções para a crise. O ano de 2017 começou com um corte de 15% em custeio para funcionamento e 40% em despesas com obras.
Apesar do MEC dizer que o contingenciamento não é definitivo, a situação em que as instituições de ensino federal estão mergulhadas preocupa. "As instituições estão sob risco de paralisarem atividades, pois não terão como pagar as dívidas de serviços como limpeza, segurança, por exemplo. É preciso fôlego, caso contrário teremos adiante a possibilidade de corte de ingresso de alunos”, alerta o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), que estará em Frederico Westphalen para coordenar o seminário.
Gratuito e aberto ao público, o seminário integra o projeto de interiorização dos Grandes Debates/2017 do Parlamento gaúcho. O evento terá transmissão ao vivo da TV da Assembleia Legislativa.
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações