Geral
Publicado em 13/09/2019 às 14:26
Frederico Westphalen já vive o tradicionalismo
Programação do Acampamento Farrapo inicia neste sábado, 14 de setembro, e prossegue até a sexta-feira, 20 de setembro
Frederico Westphalen vive a partir deste sábado, 14 de setembro, mais uma edição do 41º Acampamento Farrapo – Vida e obra de Paixão de Côrtes.
Como acontece tradicionalmente, as festividades ocorrerão na Praça da Matriz e o palco para os shows está instalado na Rua do Comércio, em frente ao Largo Vitalino Cerutti.
A programação inicia às 18 horas com a chegada da Chama Crioula e abertura oficial. Às 19 horas será realizada Missa Crioula. Na sequência acontecem diversas apresentações artístico-culturais e às 21 horas haverá fandango com o grupo Rodeio da Querência.
Nesta edição, a homenageada no Acampamento Farrapo é Judite Maria Caovilla Uez, 79 anos. Conhecedora da tradição e folclore gaúcho é uma amante da cultura gaúcha e herdou do pai o amor pelo tradicionalismo e a história do Rio Grande do Sul.
O Acampamento Farrapo é uma realização da Prefeitura de Frederico Westphalen, Associação Farroupilha Frederiquense (AFF), Câmara de Vereadores e CTG Rodeio da Querência, com o apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros , Polícia Civil, Poder Judiciário, ACIFW e CDLFW.
ATRAÇÕES PARALELAS
Integrando a programação do 41º Acampamento Farrapo e de forma permanente até o final do evento haverá um espaço dedicado a Mostra Folclórica da Cultura Gaúcha, com a exposição de obras de Paixão Côrtes, tipos de chimarrão, encilhada de montaria, maquete histórica e peças de roupas mostrando a evolução da indumentária gaúcha.
Além disso, as crianças terão um espaço especial no evento. Com o intuito de repassar as tradições gaúchas para as próximas gerações a “Estância Negrinho do Pastoreio” será um espaço destinado às brincadeiras do folclore gaúcho, como peteca, cavalinho de pau, cinco marias, pião e bola de gude.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO, 14 DE SETEMBRO
- Meio-dia: feijoada beneficente
- 18 horas: chegada da Chama Crioula e abertura dos festejos
- 19 horas: Missa Crioula
- 20 horas: apresentações artísticas e culturais
- Execução do Hino Riograndense pelo gaiteiro Saimon Stival da Costa
- Legado de Paixão Côrtes (Escola Municipal Marechal Floriano)
- Declamação por Julia Bortoluzzi Carvalho, prenda da Invernada Pré-Mirim do CTG Rodeio da Querência
- Grupo Prosa, Canto e Versos
- 20h30: jantar no galpão central
- 21 horas: fandango com grupo Rodeio da Querência