Últimas
Publicado em 09/11/2023 às 16:30
Frederico Westphalen sedia o evento estadual Rotas da Inovação
A programação aconteceu no auditório da URI/FW e integra as atividades da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
Para se aproximar da população e dos municípios, entendendo suas necessidades e buscando atendê-las, aconteceu o Rotas da Inovação RS, na quarta-feira, 8, abrangendo a região Produção e Norte. O evento foi realizado no auditório da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, contando com a participação de lideranças e autoridades locais e regionais.
Durante a programação, idealizada pela equipe da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), foram apresentados os financiamentos públicos voltados à inovação. Somente na região Produção e Norte, está ativo um investimento de R$ 5,5 milhões, oriundos da Secretaria e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), tendo como áreas estratégicas o agronegócio e a saúde.
Faz parte deste valor, o Agrotec Norte, do Inova RS, do qual está integrado o Smal Farm Hub – mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão. Também fazem parte desse projeto outras iniciativas, como o Mapeamento de Desafios, que está sendo realizado pelo Instituto Federal Farroupilha (Iffar), e Investimentos em Tecnologias Portadoras do Futuro, sediado na Universidade de Passo Fundo (UPF), além de capacitações e sensibilizações que estão divididas entre estas instituições.
O evento teve como objetivo ser o marco avaliativo dos projetos do Inova RS, o qual é um programa da Secretaria que visa até 2030 incluir o Estado no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas, entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.
O diretor geral da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do RS, Sandro Kirst, assegura que é importante este contato próximo com os municípios para conhecer as regiões e suas demandas. “Estamos na nossa sétima rota no Estado e nosso objetivo é nos conectar com estas pessoas e buscar opções para suprir as necessidades apresentadas. Entendemos que isso é fazer política pública, estar junto das comunidades, porque, além da inovação estar no centro da estratégia do governo gaúcho, ela também é uma forma de qualificarmos a vida da população. Para isso, até 2026 o nosso planejamento é transformar, incluir e conectar”, ressalta Kirst.
Avaliação
O evento Rotas da Inovação da SICT é um marco nos processos de inovação da região. A afirmação é da diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti.
– Temos vivências colaborativas em um verdadeiro ecossistema de inovação, que reúne a URI, outras instituições de ensino superior de Frederico Westphalen, a Sicredi Conexão, além de demais entidades e lideranças dos municípios que se reúnem com os propósitos concretos para buscar as soluções para nossos problemas. Nos sentimos honrados por receber os profissionais dessa Secretaria e os demais envolvidos, para olharmos os cenários futuros que nos convocam a seguir nossos projetos e parcerias. Ademais, foi uma oportunidade para celebrar mais um ano de trabalho do nosso Hub de Inovação, que vem resultando em ações em prol das propriedades rurais – finaliza a diretora.