Arquivo
Atualizado em 17/09/2017 às 10:03
Frederico Westphalen - Silvana Covatti presta homenagem aos 70 anos da Escola Nossa Senhora Auxiliadora
Em Grande Expediente no mês de setembro, a deputada estadual Silvana Covatti prestou uma homenagem aos 70 anos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde foi aluna, no município de Frederico Westphalen. A parlamentar reverencia a Instituição de Ensino que é referência por sua formação pedagógica, princípio e valores norteados pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM).
Com a presença do corpo docente e administrativo do Escola, liderado pela diretora do Colégio Auxiliadora, Irmã Oraide Luza, a vice-diretora da Instituição, Luciane Bonfanti, e a diretora-geral da Rede do Imaculado Coração de Maria, Irmã Dalia Leff, a deputada Silvana recepcionou os convidados na Presidência da Assembleia Legislativa, e logo após, participaram da cerimônia no Plenário 20 de Setembro, da Casa.
Em seu discurso, Silvana enalteceu o papel da igreja na educação e, em especial, da fundadora da Congregação, Bárbara Maix, nascida há quase dois séculos, em Viena. “Diante de uma realidade de injustiças, a educadora, junto a outras jovens, iniciou o projeto das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, dedicando proteção a mães solteiras e educação a crianças. No Brasil, abriram escolas, assumiram asilos, acolheram órfãos e realizaram atividades em enfermarias e hospitais”, detalhou Silvana. Em novembro de 2010, ela foi beatificada em Porto Alegre.
Em Frederico Westphalen, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora foi idealizado pelo monsenhor Vitor Battistella. Em 1947, junto com o padre Luiz Sponchiado, as irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria foram convidadas a assumir as atividades do Colégio, o que fizeram, lideradas pela superiora, madre Léa Michellotti, que se tornou a primeira diretora do educandário.
Assessoria de Imprensa
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações