Esportes
Atualizado em 24/02/2025 às 16:19
Frederiquense é aprovado em testes e passa a integrar a categoria de base do Atlético Mineiro
Pablo Garibaldi, de 11 anos, passou uma semana sendo avaliado em Belo Horizonte e foi um dos selecionados pelo Galo.




O sonho de se tornar jogador de futebol está mais próximo de se tornar realidade para Pablo Garibaldi, de 11 anos. Morador de Frederico Westphalen, ele foi aprovado em testes realizados no Clube Atlético Mineiro, de Belo Horizonte, e passará a fazer parte das categorias de base da equipe.
Pablo esteve na capital mineira entre os dias 17 e 21 de fevereiro, onde participou de uma avaliação conduzida pela equipe que coordena as categorias de base do Galo. Ele foi chamado para ir até Belo Horizonte depois de se destacar em um torneio de futebol de base realizado na cidade de Santiago-RS, onde olheiros do clube mineiro observaram o jogador frederiquense.
Atacante de lado de campo, ele começou os testes em BH pela categoria sub-12, mas logo se destacou e foi chamado para competir com a categoria sub-13. “Fiquei uma semana lá treinando todos os dias. Na minha categoria estava muito bom, até lambreta consegui dar. Depois fui para o sub-13 e aí o pessoal é mais grande, mas também fui bem”, contou Pablo ao Grupo Chiru, durante o programa Arena 104.
Mudança para Belo Horizonte e propostas de empresários
Daison Garibaldi, pai de Pablo, acompanhou o filho durante os dias em Minas Gerais. Os dois agora avaliam os passos seguintes na carreira do filho. Pablo terá de retornar para Belo Horizonte nos próximos dias, onde participará de uma semana de adaptação à rotina do Galo. “Estamos estudando como faremos agora. É o sonho dele e vamos atrás”, disse Daison.
Questionado sobre sua inspiração no futebol, Pablo não hesitou. “Me inspiro no Messi, é meu grande ídolo”, cravou o menino, que já demonstra personalidade e determinação em seus objetivos. “Vai ser difícil ficar longe da família agora. Mas é meu sonho. Quero poder ajudar meus pais, dar uma casa para eles”, acrescentou.
A família de Pablo também avalia propostas de empresários. Segundo Daison, alguns investidores do futebol já procuraram ele e se ofereceram para agenciar e cuidar da carreira do menino. “São pessoas que não conhecemos, então por enquanto ainda não decidimos nada. Mas vamos precisar de algum empresário, porque os custos são altos nesse momento. Temos viagens, hospedagens, e isso custa bastante”, comentou o pai do menino.
Pablo está no mundo do futebol desde os oito anos de idade. Ele já acumula passagens pelas categorias de base do Juventude e da Chapecoense, além de já ter feito testes em outros clubes, como o Grêmio. Agora, ele acredita estar pronto para se firmar no clube mineiro e despontar para o cenário do futebol.