Geral
Atualizado em 30/07/2019 às 15:50
Frigorífico Lunar recebe auditores do MAPA
Fiscalização de rotina visa manter os serviços de comercialização para todo o país
Apto a comercializar seus produtos em todo o território nacional, desde junho de 2018, o Frigorífico Lunar, de Derrubadas, recebeu na última semana, os auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a fim de verificar se a legislação vem sendo cumprida pela empresa e pelo município.
Nas auditorias são avaliados diversos itens do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), buscando verificar se os objetivos/legislação do Sistema estão sendo cumpridos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e consequentemente pelo estabelecimento. “Somos os responsáveis pela fiscalização direta aqui do frigorifico, por isso nós agentes municipais também somos fiscalizados. Consequentemente se o nosso trabalho tá dentro dos padrões exigidos pelas normativas que regulamentam o abate de animais, o trabalho do estabelecimento também estará. Nosso papel é garantir para o consumidor um produto de qualidade e aqui no Frigorifico Lunar tudo segue rigidamente o que estabelecem as normas”, salientou o médico veterinário do município, Leandro Carlos Ernzen, queé responsável pelo Serviço de Inspeção.
As ações preventivas dos fiscais federais agropecuários nas instalações industriais onde ocorre o abate, o processamento e o armazenamento de produtos de origem animal, também chamadas inspeções, atestam a qualidade sanitária dos produtos, que aprovados, recebem o carimbo e autorizam a comercialização.
Os ficais examinam as áreas dos matadouros e frigoríficos e verificam a aplicação dos programas de autocontrole que devem ser implantados, a documentação e as condições de saúde do animal. Logo após o abate, são inspecionadas as vísceras e carcaças.
Além dos fiscais do MAPA e do representante do município, os sócios da empresa e uma equipe técnica do Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar e Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local (Consad) acompanharam a inspeção.