Segurança
Atualizado em 17/01/2020 às 06:31
Furtos, posse de drogas e estelionato foram os crimes com maior incidência na região em 2019
Balanço anual da SSP demonstra redução dos índices em todo o RS
A Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP), divulgou o balanço das ocorrências registradas no Estado durante o ano de 2019. Em um índice geral, houve a redução dos casos, principalmente de homicídios, feminicídios, ataques a banco e roubos de veículos. O que aumentou, tanto no estado quanto na região, foram os registros de posse de entorpecentes e estelionato. Os dados consideram o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019.
Os furtos, apesar de terem reduzido, continuam liderando o número de registros no Rio Grande do Sul. Considerando a região de abrangência do Grupo Chiru, o crime é o mais praticado somando 1.984 registros, sendo que Palmeira das Missões com 344, Frederico Westphalen com 258 e Três Passos com 168 casos, lideram os índices regionais. No Estado passa de 100 mil registros.
Dentre as ocorrências com maior incidência na região a posse de entorpecentes ocupa o segundo lugar, foram 445 autuações.
Um número que realmente tem preocupado as autoridades policiais são os casos de estelionato, em todo o Rio Grande do Sul em 2018 foram pouco mais de 23 mil casos, em 2019 o número ultrapassou a marca de 25 mil registros. Somente nos municípios de abrangência da Chiru foram 332 casos. Praticamente todas as cidades tiveram pelo menos uma ocorrência, sendo que em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões foram 76 casos em cada um dos municípios e Três Passos, 38, que são as maiores cidades.
De acordo com o delegado regional da 14ª DPI, com sede em Palmeira das Missões, Carlos Beuter, sempre estão surgindo novas formas, porém o tradicional conto do bilhete, premiações ou ações judiciais com ganho de causa comunicadas por telefone, auxilio no caixa eletrônico e carro de algum familiar estragado são os mais comuns. “Eles estão sempre inovando e com o advento das tecnologias é preciso que a comunidade fique atenta aos golpes utilizando a internet, aplicativos e sites de compra e venda de produtos”, destacou.
Chama a atenção, também os números de estelionato em outras cidades como Seberi com 18 casos; Tenente Portela, 16; Iraí, 11 e Nonoai, 10.