Arquivo
Publicado em 05/08/2021 às 15:13
FW irá sediar a geração e distribuição da Chama Crioula regionalizada
Geração será em 10 de setembro e a distribuição será em 11 de setembro
Frederico Westphalen vai sediar a geração e distribuição da Chama Crioula para as 16 entidades de 14 municípios da área da 28ª Região Tradicionalista, que já se prepara para os Festejos Farroupilhas 2021.
Devido à pandemia de Covid-19, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) regionalizou a geração e a distribuição da Chama Crioula e Frederico Westphalen foi escolhido entre os municípios da 28ª RT para sediar o ato.
A geração da Chama Crioula ocorrerá, em 10 de setembro, em frente à Catedral Santo Antônio. Já em 11 de setembro, na Praça do Barril, ocorrerá a distribuição para 16 entidades tradicionalistas, que compõe a 28ª RT.
Alguns fatos históricos envolveram a escolha do município para sediar o ato. Em 20 e 21 de setembro de 1935, quando a Revolução Farroupilha completou 100 anos, e ninguém falava deste fato, pois estava esquecido, o monsenhor Vitor Batistella reuniu mais de mil cavalarianos e comemorou a Revolução Farroupilha, com uma grande programação. Por esse motivo, a geração da Chama Crioula será no túmulo do monsenhor. Depois, o fogo simbólico será conduzido por mulheres até a Praça do Barril, já que em 2021, está sendo comemorado o Centenário de Anita Garibaldi.
A Praça do Barril foi escolhida como local de distribuição da Chama Crioula por ser local de parada e descanso dos tropeiros, viajantes e migrantes por ter uma fonte inesgotável de água.