Saúde
Publicado em 25/09/2024 às 10:58
FW passa a contar com Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis
Serviço visa qualificar e ampliar a oferta de atendimentos especializados e de ações de prevenção no Estado do Rio Grande do Sul
Frederico Westphalen passa a contar com um Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao HIV/Aids e Coinfecções (Craip), que vai funcionar juntamente o o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que já atendia de forma regional os municípios da 2º Coordenadoria Regional de Saúde (2º CRS).
A assinatura do convênio ocorreu nesta segunda-feira, 23 de setembro, por mio da portaria SES 580/2024, que atualizou a lista de municípios que contarão com o Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao HIV/Aids e Coinfecções (Craip), recebendo um incentivo mensal, pré-fixado, de R$ 80 mil. O valor servirá para custeio dos serviços e tratamentos especializados. O documento foi assinado pela secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa.
Além de Frederico Westphalen foram habilitados serviços nos municípios de Canoas, Montenegro, Santa Maria, Soledade e Vacaria.
A criação dos Craips faz parte da expansão e consolidação das estratégias de prevenção e enfrentamento ao avanço das epidemias de HIV/Aids, hepatites virais e coinfecções, e ao aprimoramento da organização da rede de atenção integral à saúde das pessoas vivendo com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
De acordo com a portaria Nº 361/2024, que regulamenta os Craips no Estado, o serviço visa à ampliação de ações no âmbito da prevenção a estes agravos transmissíveis e a qualificação da oferta de atendimentos especializados às pessoas vivendo com HIV/Aids e coinfecções no Estado do Rio Grande do Sul.
O centro deverá contar com Médico(a) Infectologista e/ou Médico(a) Clínico(a) Geral capacitado(a) para o cuidado de HIV/Aids e coinfecções; Médico(a) Pediatra; Enfermeiro(a); Auxiliar ou Técnico(a) de Enfermagem; Assistente Social e/ou Psicólogo(a); e Farmacêutico(a).
No total, já foram habilitados 24 Craips. O Rio Grande do Sul está destinando R$ 25 milhões anuais para alocação e execução do recurso financeiro em até 26 centros.
Municípios com Craip habilitado:
Bento Gonçalves
Lajeado
Rio Grande
Uruguaiana
Alvorada
Cruz Alta
Ijuí
Novo Hamburgo
Pelotas
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santa Rosa
Santana do Livramento
Santo Ângelo
São Leopoldo
Taquara
Tramandaí
Viamão
Canoas
Frederico Westphalen
Montenegro
Santa Maria
Soledade
Vacaria
*Com informações Governo RS