Geral
Atualizado em 12/05/2020 às 16:04
FW reforça uso de ecopontos para eletrotônicos, pneus, óleo de cozinha, pilhas e vidros
Município busca reduzir a quantidade de resíduos descartado de forma incorreta no meio ambiente
Com o trabalho de triagem do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cigres) suspenso desde o fim de março mais que nunca é importante que a comunidade faça o descarte correto de resíduos. Em Frederico Westphalen há pontos de coleta especifico para vidro, pneus, pilhas, eletrônicos e óleo de cozinha.
Vidros
Foi o último tipo de ecoponto instalado, serve para garrafas e vidros em geral, porém não serve para lâmpadas, vidros laminados, tubos de aparelho de TV, parabrisa e recipientes de medicamentos.
Os ecopontos estão distribuídos em diversos pontos da cidade e devidamente identificados, eles ficam fechados com uma entrada pequena onde somente vidros podem ser depositados. A equipe da administração recolhe o rejeito periodicamente. Locais dos ecopontos:
- Bairro Fatima, próximo ao Supermercado Longo
- Rua do Comércio, em frente ao Posto Avenida
- Bairro Santo Inácio, na lateral da Creche
- Bairro Aparecida, em frente à sede do Amba
- Bairro Itapagé, na praça da URI
- Parque de exposições
Óleo de cozinha
Para o descarte de óleo de cozinha usado, também há pontos moveis instalados, junto aos supermercados parceiros – Barril e Cotrifred.
O óleo deve ser descartado, após o uso, em garrafas pets e acondicionado dentro dos ecopontos que também são exclusivos para o recolhimento deste tipo de resíduo, não é permitido deposito de outros materiais, também não é recomendado que o descarte seja feito em recipientes de vidro para não ocorrer acidentes.
Pilhas e baterias
Em parceria com o Lions há nas repartições públicas, principalmente, os chamados papa-pilhas. Pequenos coletores de pilha feitos em PVC onde as pilhas e baterias usadas podem ser descartadas. O Colégio Auxiliadora é um dos pontos centrais de coleta.
Pneus
Funciona há muitos anos, junto ao parque de exposições Monsenhor Vitor Batistella, o Ecoponto de pneus, onde podem ser deixados sobre abrigo da chuva, evitando acumulo de água e proliferação de mosquitos.
Assim que recolhido um número considerável de pneus sem vida útil a empresa Reciclanip parceira do município, vem até o ponto de coleta e recolhe dando destino correto ao material.
O ecoponto para descarte está localizado no parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30, salientou.
Eletrônicos
Foi retomado nas últimas semanas, também, o ecoponto de eletrônicos. A ação chegou a ser interrompida pois os pavilhões seriam utilizados para a Expofred, mas com o cancelamento da feira a atividade foi retomada.
O ponto de coleta de lixo eletrônico fica no Pavilhão 3, também no parque de exposições Monsenhor Vitor Batistella, são aceitos todo o tipo de equipamento eletrônico em desuso menos, toner, pilhas, baterias e lâmpadas inservíveis, sendo necessária a negociação destes materiais diretamente com a empresa.
Para efetuar o descarte, a comunidade pode se dirigir até o parque de exposições das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira.
Lâmpadas
Já começou a valer no município o programa de logística reversa de lâmpadas, ou seja, as lâmpadas adquiridas devem ser devolvidas após queimadas, para o mesmo local da compra, que deverá, posteriormente, se responsabilizar pelo descarte correto das lâmpadas.