Últimas
Publicado em 10/04/2024 às 15:36
FW: Setor leiteiro bate recorde de produção em 2023
Dados foram apresentados pela Emater
A produção de leite em Frederico Westphalen atingiu um recorde histórico em 2023. Segundo levantamento do Escritório Municipal da Emater, foram produzidos e inspecionados 19,6 milhões de litros de leite no ano passado no município, ultrapassando o recorde de 19,1 milhões, observado em 2018.
Os números foram apresentados pela Emater em reunião realizada na Prefeitura de Frederico Westphalen, na manhã desta terça-feira, 9 de abril. Representantes da Administração Municipal participaram do evento, ao lado de lideranças que integram a cadeia produtiva do leite e de instituições financeiras.
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater, Jeferson Vidal Figueiredo, além do recorde na produção geral de leite em Frederico Westphalen, outros indicadores também devem ser celebrados. No total, a produção de leite movimentou R$ 46,4 milhões no ano passado no município, segundo melhor resultado desde 2014, quando teve início a série histórica.
Outro resultado importante é a produção média de leite por vaca. Em todo o ano passado, cada animal produziu cerca de 5,4 mil litros de leite, número bastante superior aos 4,7 mil registrados em 2022. A média diária ficou em 17,7 litros de leite em 2023.
Iniciativas adotadas pela gestão pública
- Programa Mais Frederico Agro, que fornece apoio financeiro para serviços de terraplanagem destinados à construção de estabelecimentos nas atividades de leite, suínos e aves;
- Patrulhas agrícolas, nas quais metade do combustível usado nos serviços é pago pela prefeitura;
- Apoio ao melhoramento genético, com entrega de sêmen bovino para os produtores;
- Programa Troca-Troca de Sementes, que nos últimos dois anos isentou os produtores de contrapartida;
- Horas-máquina dentro das propriedades;
- Disponibilização de equipe técnica multidisciplinar, com técnicos, médico veterinário e agrônomos;
- Apoio à formação dos produtores e à sucessão rural, com ajuda de custo de 50% do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI-FW.
*Com informações Ascom/FW