Menu

28°

Palmitinho - RS
32° max
17° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
32° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Gabarito oficial do Concurso Nacional Unificado já está disponível

    Hoje começa o prazo para recurso. Abstenção foi de 52%

    Os quase um milhão de brasileiros que participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no último domingo, 18 de agosto, já podem conferir os gabaritos preliminares das provas objetivas dos oito blocos temáticos no site do CPNU. Com a divulgação dos gabaritos, conforme o edital, os candidatos têm entre esta terça, 20, e quarta-feira, 21 de agosto, para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados. Os recursos devem ser enviados em campo específico na área do candidato. Não serão aceitos recursos via postal, via correio eletrônico, via fax ou fora do prazo.

    Foram dois milhões e cem mil candidatos inscritos, mas menos da metade foi fazer a prova. Abstenção considerada alta pelo Ministério da Gestão (52%), mas já esperada, como salienta a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

    O Distrito Federal foi a localidade com a menor taxa de abstenção. O Ceará, com a maior. E dos oito bloco de provas, o de nível médio foi o que registrou mais faltas. 

    Os motivos, segundo o Ministério da Gestão, são os mais variados. Desde a mudança da data, já que as provas estavam previstas para maio e foram adiadas por causa das chuvas no Rio Grande do Sul, até a falta de preparo.

    Os cadernos de provas foram disponibilizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Públicos (MGI), ainda na noite do domingo. Dando sequência ao cronograma estipulado pelo último edital, a imagem do cartão-resposta será disponibilizada no dia 10 de setembro. 

    De modo geral, foi um concurso sem grandes problemas, com registro de ocorrências em 0,2% dos locais de aplicação. Nada que tenha afetado efetivamente a realização das provas. Foram eliminados 500 candidatos, por condutas proibidas pelo edital, como sair da sala levando o caderno de questões.

    E a ministra considera que o Concurso Nacional Unificado alcançou resultados inéditos e vai mudar a cara do serviço público brasileiro. “O nosso grande objetivo em fazer essa prova, com essa dimensão, chegando ao Brasil inteiro, era mudar a cara do serviço público brasileiro e ter um serviço público cada vez mais com a cara do Brasil. Esse é o nosso grande objetivo desde o início, quando a gente tomou essa decisão, e a gente está muito feliz que a gente conseguiu realizar essa prova”. Outro ponto ressaltado pela ministra foi a diversidade étnico-racial alcançada pela seleção.

    E lembrando: quem fez o concurso agora deve esperar o gabarito oficial nessa terça. O início do prazo para recurso também. A imagem do cartão resposta sai no dia 10 de setembro. Divulgação das notas finais, tanto das provas objetivas, quanto da discursiva, dia 8 de outubro.

    Ainda de acordo com a ministra Esther Dweck a previsão é de que as convocações comecem em novembro. Ela também reforçou que os aprovados receberão curso de formação durante o estágio probatório.

    *Com informações Governo BR e Agência Brasil

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Domingão Alegria com Douglas Biguelini 07:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Galpão Chiru

    Alex Nunes - O Barbicacho

    08:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Fogo de Chão

    Idélcio Covatti

    08:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Domingão Alegria

    Douglas Biguelini

    07:00 - 12:00