Geral
Publicado em 06/08/2018 às 13:57
Gaúchos podem acompanhar maior eclipse lunar do Século 21 a partir das 17h46
O eclipse poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos
Nesta sexta-feira, 27 de julho, os gaúchos poderão assistir no céu do Estado ao eclipse total da Lua. Este será o maior eclipse lunar total do Século 21 e inicia às 16h30 (pelo horário de Brasílio). No Rio Grande do Sul, a visualização inicial será possível às 17h46.
No fenômeno astronômico, a Terra ficará entre a Lua e o Sol. Tal alinhamento fará com que a sombra da Terra encubra a superfície lunar, que deverá nascer cheia e com aspecto avermelhado. A coloração do satélite pode variar conforme o local do espectador, visto que a incidência de nuvens e poluição atmosférica influenciam.
O eclipse poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos, e alerta que os espectadores devem se voltar a leste e escolher bem os pontos de observação. Os lugares ideais são os com maior horizonte possível, sem prédios e morros nas proximidades.
A Lua gradualmente ficará iluminada, retomando a cor tradicional, em processo que passará por um eclipse parcial e desembocará na iluminação totalmente livre de sobreposições — estado que deve ser alcançado às 19h19.
PREVISÃO DO TEMPO
A sexta-feira, 27 de julho, deve ser de tempo parcialmente nublado em quase todo o Estado, de acordo com a Somar Meteorologia. Há possibilidade de chuva apenas no Litoral Norte do RS.
Durante o período do eclipse, haverá variação de nuvens, o que pode dificultar a visualização do fenômeno em determinados instantes. A região Norte deve registrar as maiores temperaturas. Frederico Westphalen, por exemplo, poderá registrar até 23°C. Em Palmitinho, a mínima será de 14°C e a máxima de 20°C.
Fonte: GaúchaZH