Geral
Publicado em 18/01/2020 às 09:12
Gêmeos prematuros nascem em FW
Com 24 semanas de gestação as crianças precisaram ser transferidas para Passo Fundo
A última consulta havia sido na quarta-feira, 15, o exame morfológico deu todo “ok”, mas, na sexta-feira, 17, às 13h38, Lilian Renata Kuviatosz, 24 anos, moradora de Frederico Westphalen, deu à luz aos filhos gêmeos, Artur e Bernardo, no Hospital Divina Providência (HDP).
A bolsa, estourou em casa, mas como não sabia o que era, a mamãe foi trabalhar normalmente. Próximo das 11 horas começaram as dores e ela chegou no hospital já em trabalho de parto. "Eu nem levei roupas para os bebês, pois nunca imaginei que estivesse na hora de eles nascerem. Iriamos fazer o chá de fraldas no domingo, 19, ainda na espera de completar as semanas para o nascimento. Mas estamos muito felizes com a chegada deles e principalmente com o empenho da equipe do hospital para dar aos nossos meninos o melhor atendimento", disse Lilian.
Como todo o pré-natal o atendimento dado no hospital também foi pelo SUS, no sobreaviso estavam o pediatra Edu Roberto Cerutti Barros, a obstetra Scheila da Silva, e o anestesista Carlos Roberto Sulzbach. Artur nasceu com 828 gramas e Bernardo com 750 gramas.
De acordo com o pediatra que tem longa experiencia, o primeiro bebê nasceu relativamente bem e o segundo em parada cardíaca, sendo reanimado. “A nossa opção foi por entubá-los e eles se mantiveram com a saturação boa durante todo o período que estiveram conosco no hospital”. Ambos foram transferidos por uma UTI Móvel, à UTI Neonatal do Hospital São Vicente, de Passo Fundo, no início da noite desta sexta-feira. Pois mesmo em atendimento a UTI do HDP não conta com leitos neo e nem infantis.
*Com informações Ascom/HDP