Geral
Publicado em 08/12/2023 às 15:18
Gestão Além da Planilha: palestra com Tinga lota o Salão de Atos da URI/FW
Os valores arrecadados com a palestra foram revertidos ao Promenor
A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, e a Vitrola Editora promoveram, na quinta-feira, 7, a palestra ‘Gestão Além da Planilha’, com Paulo Cesar Tinga, autor do livro ‘#Chamando atenção da sorte’, lançado pela editora frederiquense. O evento aconteceu no Salão de Atos da universidade e reuniu diversos representantes da comunidade regional.
A diretora geral da universidade, Elisabete Cerutti, comentou que este foi um momento construído por empresários que olham para a comunidade e buscam fortalecer os valores essenciais. “Estamos extremamente felizes com a participação de tantas pessoas nesta noite memorável e singular. Foi um verdadeiro presente de Natal que nos possibilitou tantas reflexões, as quais só temos gratidão. Agradecer pela vida, pelos valores constituídos e pela URI receber nossa comunidade em nossa casa”, exaltou Elisabete.
Os valores arrecadados com a palestra foram revertidos ao Promenor. A presidente da entidade, Julia Batistella, comentou que, além do importante e necessário apoio financeiro, a escolha do Promenor como entidade beneficiada foi de grande valia. “A palestra e a oportunidade de conhecer o Tinga como pessoa batalhadora e que sempre acreditou nos seus sonhos foi inspiradora a todos os presentes e, em especial, para as nossas crianças e a todos os colaboradores da entidade, passando a mensagem de que, quando se quer, devemos perseverar, pois através do nosso trabalho atingiremos os nossos objetivos. Precisamos ser resilientes e acreditar que podemos. Foi extremamente gratificante ouvir e conhecer um ser humano incrível, Paulo César Tinga”, complementou a presidente.
O proprietário e diretor administrativo da Vitrola Editora, Ramir Severiano, observou que Paulo Cesar Tinga é o símbolo da resiliência e da determinação incansável. “Sua trajetória de vida, atravessa o sonho daquele jovem nascido na Restinga que ganhou o mundo dos esportes e conquistou o título de líder empreendedor. Além de suas notáveis realizações no mundo esportivo e empresarial, o Tinga é uma pessoa amada por todos, independentemente dos clubes que carregam no coração. Sua simplicidade e humildade transcendem rivalidades esportivas, unindo colorados e gremistas em um respeito mútuo por sua figura exemplar e inspiradora”, ressaltou Severiano.
Gestão Além da Planilha
Em sua fala, Tinga comentou sobre as dificuldades no início de sua carreira, sua origem humilde e destacou que o trabalho transforma, e é só através dele que é possível evoluir. O ex-jogador de futebol contou que realizou três testes para o Internacional e reprovou, antes de tentar, pela quarta vez, no Grêmio, e ser aprovado aos 15 anos. Além do Grêmio, Tinga também jogou, durante sua carreira, nos clubes Kawasaki Frontale, Botafogo, Sporting, Internacional, Borussia Dortmund e Cruzeiro, dentre outros.
Hoje empresário, já tendo atendido mais de 200 jogadores de futebol, Tinga iniciou sua jornada após a carreira no futebol fazendo perguntas a outros empresários que conhecia e entendendo o que os fez crescer. “Busquei me inspirar neles. Mas entendi especialmente que quando entendemos que somos chefes da nossa vida, ela anda como queremos, sem precisar ser mandados. O sonho e a busca para concretizá-lo é que faz ele acontecer. Se você for fiel com seu sonho, todos ao seu redor vão se inspirar”, aconselhou.
Tinga ainda destacou que é importante manter os pés no chão, e lembrar de não se afastar das pessoas. “Nós sempre podemos mais, podemos ajudá-las, empregá-las para que possam sustentar suas famílias. Para mim realização é crescer e poder ajudar os outros, fazer o bem e ajudá-los a também evoluir”, acrescentou.
- O nome do livro é ‘Chamando atenção da sorte’ porque a sorte escolhe quem trabalha, acorda cedo, se empenha, estuda, assim chamando sua atenção. Nossa vida tem três grandes eventos: nascer, viver e morrer, e só podemos influenciar um deles, só temos uma oportunidade de viver. O tempo é nosso bem mais precioso, aproveite bem o seu - finalizou o empresário.